Anatel homologa LG Tone Free, fones sem fio autolimpantes

A LG promete que o fone Tone Free elimina diversos germes e bactérias, mas não o coronavírus que causa a pandemia de COVID-19

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
LG Tone Free (Foto: Divulgação/LG)

O recente fone de ouvido sem fio Tone Free da LG, que pode dar uma mão na higiene do usuário, passou por homologação da Anatel. Eles são pequenos, portáteis, duram bastante tempo longe de qualquer tomada, mas o que mais chama atenção realmente é a capacidade eliminar germes e bactérias de forma automática.

Lembra quando a Samsung lançou uma caixinha que pode recarregar produtos que recebem energia por indução, enquanto esteriliza o objeto com luz ultravioleta e que já foi homologado pela Anatel? Então, é a mesma ideia e que na verdade veio primeiro no LG Tone Free, que acabou receber a homologação da Anatel para poder ser vendido de forma oficial no Brasil.

O case traz as funções que você espera deste tipo de estojo, que incluem a recarga da bateria dos pequenos fones que o usuário coloca para escutar o que quiser, junto de um local seguro para que nenhuma peça saia pela casa e fique perdida para sempre. Neste caso o estojo vai além e utiliza luz ultravioleta para limpar as borrachas e todo o corpo dos earbuds, sempre que eles estiverem inseridos e com a tampa da caixinha fechada.

Fora do case, os fones prometem até cinco horas de chamada telefônica e seis horas de reprodução de música. Guardados onde a limpeza acontece, quatro outras cargas podem injetar mais energia e o total de uso quando o tempo das pausas para carregar é ignorado, é de 24 horas.

O LG Tone Free não conta com armazenamento interno e nem qualquer recurso para isolamento ativo de ruído, mas o formato intra-auricular ajuda no cancelamento passivo e que já auxilia bastante na experiência de som. Falando nele, existe tecnologia da Meridian Audio embarcada para equalização mais confortável e a conexão é feita com Bluetooth 5.0, trabalhando com codecs AAC e SBC.

Luz ultravioleta elimina o coronavírus?

Sim, mas aparentemente não nestes fones. A luz ultravioleta é um nome que guarda uma série de frequências, ou comprimentos de onda de luz não visível ao olho das pessoas, mas que pode ajudar no combate ao vírus causador da COVID-19. Se o comprimento de onda e a intensidade corretos forem aplicados nos fones, eles podem danificar o coronavírus e assim impedem sua replicação.

Com isso o vírus pode deixar de causar a infecção, o que já é ótimo. A LG garante que apenas germes e bactérias são eliminados com o método, então não é possível afirmar que o case do Tone Free pode eliminar o vírus.

LG Tone Free está pronto para a venda no Brasil

homologacao lg tone free anatel

A homologação na Anatel é o passo necessário para que a venda do fone de ouvido possa acontecer oficialmente no Brasil. Ainda não existe nenhuma data prevista para o lançamento e nem o preço, que deve sofrer com a alta explosiva do dólar nos últimos meses.

Colaborou: Everton Favretto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados