Nvidia deve anunciar placa RTX 3090 no início de setembro

GPU Nvidia GeForce RTX 3090 pode ter 24 GB de memória e ocupar espaço de três slots, de acordo com rumores

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Suposta RTX 3090

A Nvidia marcou um evento para 1º de setembro que deve servir de palco para um grande anúncio: a revelação da série de placas de vídeo GeForce RTX 3000. Os rumores apontam que pelo menos duas placas serão apresentadas na ocasião: a GeForce RTX 3080 e, com destaque, a GeForce RTX 3090.

O uso da classificação RTX deixa claro que, a exemplo da geração atual, as novas GPUs serão compatíveis com as técnicas de ray tracing. Mas esse está longe de ser o único grande atributo: é de se esperar que a nova série seja baseada na arquitetura Ampere, por exemplo, a mesma que aparece nas GPUs Nvidia A100 (para datacenters).

Quanto poder de fogo a nova arquitetura trará para as supostas RTX 3080 e RTX 3090? Essa é uma das várias perguntas que, provavelmente, a Nvidia responderá no evento. O que as primeiras pistas sugerem é que as novas placas — ou, pelo menos, a RTX 3090 — serão “gigantes”.

Algumas pistas aparecem no vídeo que a Nvidia publicou nesta quarta-feira (26) para comentar o design de suas placas. Nos segundos finais, a companhia mostra traços do que pode ser a GeForce RTX 3090.

Mas nada é tão revelador quanto os “vazamentos”. Um deles, divulgado pelo perfil GarnetSunset, no Twitter, mostra uma RTX 2080 ao lado do que seria uma RTX 3090. A mesma pessoa comenta que o novo modelo ocupará o espaço de três slots PCI Express na placa-mãe.

Suposta RTX 3090 (foto: GarnetSunset)

Suposta RTX 3090 (foto: GarnetSunset)

É perceptível, tanto pelo vídeo da Nvidia quanto pelas fotos vazadas, que a companhia tratou o resfriamento da nova placa com alguma prioridade.

Um exemplo desses esforços: aparentemente, a novidade terá um conector de alimentação de 12 pinos que deverá ocupar menos espaço do que o uso conjunto de dois conectores de oito pinos. A implementação ou não dessa solução pode variar de acordo com o fabricante da placa de vídeo, porém.

Outros rumores apontam que a RTX 3090 terá 24 GB de memória GDDR6X e exigirá uma fonte de alimentação de 850 W, embora saibamos que os requisitos desse componente variam de PC para PC.

Preços? O perfil GarnetSunset fala em US$ 1.400 para a RTX 3090, mas rumores anteriores sugerem algo na casa dos US$ 2.000, o que soa mais provável. De todo modo, deveremos ter os detalhes na próxima semana.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados