Amazon recebe autorização para entrega por drone via Prime Air

Com aprovação dos EUA, a Amazon seguirá diretrizes adaptadas de modelo para linhas aéreas comerciais

Ana Marques
Por
• Atualizado há 6 meses
amazon prime air

A Amazon deu mais um passo em direção às entregas feitas por drone via Prime Air. A empresa agora conta com aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para começar os testes de entregas comerciais não tripuladas. Apesar do sinal verde, ainda não há previsão de quando o sistema entrará em operação.

O Prime Air é um projeto relativamente antigo – seu anúncio foi feito em 2013, com o intuito de tornar as entregas mais rápidas (mais precisamente, prometendo entregas em até 30 minutos). E, como praticamente tudo o que é novo no mundo da tecnologia, houve muitas barreiras para colocá-lo em prática.

As preocupações com segurança sempre foram questões centrais nas discussões sobre o assunto. Isso porque para realizar as entregas de forma efetiva, esses veículos teriam que ir além da zona de visão de seu operadores, o que tende a ser mais preocupante em zonas com alta densidade populacional e centros urbanos com muitos prédios e obstáculos.

A recente aprovação da FAA indica que as coisas podem começar a andar mais rápido para a gigante do comércio eletrônico.

Em um comunicado à Bloomberg, o vice-presidente do Prime Air, David Carbon, afirmou que “esta certificação é um passo importante e indica a confiança da FAA nos procedimentos operacionais e de segurança da Amazon para um serviço autônomo de entrega de drones”. Ainda de acordo com o executivo, a expectativa é realizar esse tipo de operação em todo o mundo.

No último ano, a Amazon apresentou um drone que é capaz de viajar 24 quilômetros transportando encomendas com cerca de 2 quilos. Ele se baseia em sensores visuais, de temperatura e ultrassônico, além de aprendizado de máquina, para realizar um voo de forma segura, com tecnologia capaz de prever e evitar acidentes.

Ainda não há detalhes sobre quando os testes começarão, de fato. As diretrizes serão adaptadas de regras de segurança que empresas aéreas têm que seguir ao oferecer serviços de linha comercial – sem as partes que dizem respeito à tripulação a bordo e passageiros, é claro. A FAA afirma que está desenvolvendo normais mais adequadas para esse tipo de operação, e deve apresentá-las até o final deste ano.

Com informações: Bloomberg e CNBC

Receba mais sobre Amazon Prime Air na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados