Sony quer levar mais jogos exclusivos do PlayStation para PCs

Ao que parece, Horizon: Zero Dawn não será o último título do PlayStation nos computadores

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Sony deu sinais de que mais games exclusivos de seus consoles podem ganhar versões para PC. Em seu relatório corporativo de 2020, a empresa afirma que pretende explorar a expansão de seus jogos próprios nos computadores, a fim de aumentar a margem de lucro. O último port para o PC de um título do PS4 foi Horizon: Zero Dawn.

Vale ressaltar, no entanto, que a versão para o Steam de Horizon chegou com problemas de desempenho e um preço alto demais, tratando-se de um game de 2017. Atualmente, o título custa R$ 200,00 na plataforma da Valve. Para efeitos de comparação, a mesma edição vendida para PC (Complete Edition) tem o preço de R$ 79,90 na PlayStation Store.

O fato da Sony estar interessada em explorar as possibilidades de que seus jogos exclusivos recebam versões para PC, não significa (ao menos não ficou claro no relatório) que todos os títulos da casa serão portados para computadores. O critério de seleção do que possivelmente irá para o PC (e quando) ainda é nebuloso.

A Microsoft já faz isso há tempos, por meio do Game Pass – principalmente, e games com o selo Xbox Game Studios saem tanto para o console quanto para o PC. Mas o Windows e o Xbox pertencem à mesma empresa, então já está tudo em casa de qualquer forma.

Dez dicas para dominar Horizon Zero Dawn

A Sony bater na tecla de aumentar lucros explorando novas plataformas, já deixa um pouco claro que a empresa parece ter mudado um pouco seu posicionamento de querer “proteger” todos os seus games próprios só para si. Imagino, e isso é uma opinião bem pessoal, que esse port seria feito após um game exclusivo “x” já ter dado lucro o suficiente no PS4 e/ou PS5. Então, este seria o momento para continuar lucrando em outro lugar.

A Rockstar fez isso com GTA V, a Capcom fez isso com Monster Hunter World. Claro que, no caso dessas desenvolvedoras, a estratégia de lançar primeiro nos consoles pode ter sido feita para evitar a pirataria (inicialmente) também. Como estes games já se pagaram e geraram lucros exorbitantes nos consoles, eles foram depois para o PC e venderam mais.

Agora o que nos resta é apenas especular sobre quais jogos a Sony pretende trazer para o PC. Independentemente de qual game será, ao menos, espera-se que esteja melhor otimizado e com um preço mais acessível.

Com informações: Sony Corporate Report 2020 [PDF] e Slashgear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados