Uber Taxi é lançado em São Paulo com pagamento via app

Tarifa do Uber Taxi é cobrada no aplicativo, mas segue valor do taxímetro; no Brasil, serviço estreia na capital paulista

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Táxi

No finalzinho de julho, a Uber anunciou a modalidade Uber Taxi para a cidade de São Paulo. Só não havia uma data exata para o serviço começar a funcionar. Até agora: nesta segunda-feira (31), a companhia confirmou que os usuários da plataforma na capital paulista já podem usufruir da novidade.

Embora não seja inédita — o Uber Taxi existe há pelo menos cinco anos e está presente em mais de 20 países —, a modalidade causa alguma surpresa pelo fato de a Uber ter sido considerada “inimiga” dos táxis nos seus primeiros anos de atuação.

Mas faz sentido a empresa incluir táxis em sua plataforma. Em grandes cidades, como São Paulo, o número de carros “convencionais” do serviço pode ser insuficiente em determinadas regiões ou sob certas circunstâncias (quando o transporte público é afetado por chuvas fortes, por exemplo).

Além disso, na capital paulista, táxis têm permissão para trafegar nas faixas de ônibus, o que pode ser uma grande vantagem em horários de pico.

As explicações sobre como pedir táxi via Uber estão aqui, mas não há mistério: basta estar dentro da cidade de São Paulo (obviamente) e, no aplicativo, selecionar a opção de táxi. Ela aparece junto às demais modalidades, como UberX e Comfort.

Uber Taxi

Nesta fase inicial, pode acontecer de a oferta de táxis na plataforma ser baixa. Mas a tendência é a de que a disponibilidade aumente à medida que mais taxistas aderirem à plataforma. Os interessados podem se cadastrar a partir do aplicativo Uber Driver, o mesmo que é usado pelos demais motoristas. Somente taxistas credenciados pela prefeitura são aceitos.

Detalhe importante: os preços podem ser diferentes das médias das demais modalidades da Uber por seguirem a tabela de tarifas da prefeitura de São Paulo e, portanto, serem baseados no taxímetro. Ao final da viagem, o taxista deve informar o valor da corrida no aplicativo para a cobrança ser efetuada.

Por enquanto, somente pagamentos digitais são permitidos. O app exibe estimativas de valores quando o usuário define uma viagem. Antes de cada corrida, as regras da modalidade são exibidas, cabendo ao usuário concordar com elas para pedir um táxi.

Ainda não há informação sobre lançamento do Uber Taxi em outras cidades do Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados