Samsung Galaxy Z Fold 2 chega com telas maiores, 5G e nova dobradiça

Galaxy Z Fold 2, novo celular dobrável da Samsung, tem hardware potente e corrige design da primeira geração

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Z Fold 2

A Samsung anunciou nesta terça-feira (1º) o Galaxy Z Fold 2, segunda geração do celular com tela grande dobrável da marca. O produto foi apresentado em agosto com a linha Galaxy Note 20, sem muitos detalhes. Agora, a empresa confirma que o modelo terá painéis de borda a borda, novos recursos de filmagem e um modo flexível que permite deixar o smartphone aberto em ângulos variados.

A tela externa passou de 4,6 polegadas para 6,2 polegadas, um tamanho mais parecido com o de um smartphone convencional. O painel ocupa praticamente toda a frente do Galaxy Z Fold 2, sem deixar bordas enormes nas partes superior e inferior, permitindo navegar pela interface de forma mais confortável mesmo no modo dobrado.

Por dentro, temos um painel Super AMOLED de 7,6 polegadas (2208×1768 pixels) que, além de trazer apenas um pequeno furo para a câmera frontal interna e adotar a tecnologia Ultra Thin Glass (UTG) para dar uma sensação de vidro ao toque, possui taxa de atualização variável, como o Galaxy Note 20 Ultra.

Samsung Galaxy Z Fold 2

Dependendo do conteúdo que estiver sendo exibido, a tela interna dobrável varia entre 11 e 120 Hz. Isso permite mostrar animações suaves e executar jogos com alta taxa de frames, mas economizar bateria quando você estiver lendo um ebook ou utilizando um aplicativo que não precise de tanta fluidez.

Dobradiça do Galaxy Z Fold 2 suporta modo Flex

Samsung Galaxy Z Fold 2

A dobradiça foi reformulada e passou a adotar tecnologias que deram certo no Galaxy Z Flip. Entre os 60 componentes do mecanismo, uma pequena vassoura inspirada nos aspiradores de pó da Samsung evita que detritos entrem no aparelho e causem danos, ao mesmo tempo que permite deixar a dobradiça invisível quando o celular está desdobrado. A Samsung promete uma durabilidade de até 200 mil usos.

Uma novidade é que a dobradiça não tem mais apenas as posições “aberto” e “fechado” como no primeiro Galaxy Fold: ela permite fixar o aparelho em ângulos entre 75 e 115 graus. O modo Flex possibilita assistir a um vídeo no YouTube na metade de cima enquanto você navega pelos comentários embaixo, ou então manter o celular sobre uma superfície para tirar uma foto de longa exposição ou te filmar sem usar um tripé.

Samsung Galaxy Z Fold 2

Falando nisso, as câmeras foram atualizadas tanto no hardware quanto no software. Existem duas câmeras de selfie de 10 megapixels (uma na capa e outra na tela interna), além de um conjunto triplo na traseira: uma principal com estabilização óptica de imagem, uma ultrawide e uma teleobjetiva, todas com resolução de 12 megapixels.

Há um novo recurso de enquadramento automático de filmagem. As câmeras ultrawide do Galaxy Z Fold 2 identificam até duas pessoas e podem aproximar a imagem de forma suave para focar nos sujeitos. Ela pode afastar sozinho o quadro quando uma pessoa entrar na cena, ou então seguir seus movimentos para te manter sempre no centro do vídeo, por exemplo.

Samsung Galaxy Z Fold 2

Multitarefa e adaptações nos apps para tela dobrável

A experiência de uso do Galaxy Z Fold 2 com a tela desdobrada está mais parecida com a de um tablet: você pode acessar uma barra lateral a qualquer momento para rodar dois ou até três aplicativos lado a lado. Também é possível executar um mesmo aplicativo, como o navegador, em diferentes janelas simultaneamente.

Samsung Galaxy Z Fold 2

Ao executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo, é possível mover conteúdos entre eles: dá para arrastar uma foto da galeria para o aplicativo de mensagens, ou então copiar um gráfico do Excel para uma apresentação no PowerPoint. A Samsung explica que o recurso funciona nos aplicativos nativos Galaxy, além da suíte Office, OneDrive, Outlook, Gmail, Chrome, Google Maps, WhatsApp e Line.

Quando?

Samsung Galaxy Z Fold 2

O Galaxy Z Fold 2 entra em pré-venda nesta terça-feira (1º) por US$ 2.000 nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Canadá, Portugal e outros países. A Samsung não informou quando o modelo será comercializado no Brasil. Um evento na quarta-feira (2), para marcar o lançamento local do Galaxy Note 20, também poderá trazer novidades sobre o novo dobrável da marca.

Samsung Galaxy Z Fold 2 – ficha técnica:

  • Telas:
    • externa: 6,2 polegadas, painel AMOLED Dinâmico, resolução de 2260 x 816 pixels, proporção 25:9, taxa de atualização de 60 Hz, Ultra Thin Glass (UTG) e Infinity-O
    • interna: 7,6 polegadas, painel AMOLED Dinâmico, resolução de 2208 x 1768 pixels, proporção 22,5:18, taxa de atualização de 11 a 120 Hz e Infinity-O
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 865 Plus octa-core (Kryo Prime de 3,1 GHz) e chip gráfico Adreno 650
  • RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Câmera traseira tripla:
    • principal: 12 megapixels f/1,8 com estabilização óptica de imagem
    • ultrawide: 12 megapixels f/2,2
    • teleobjetiva: 12 megapixels f/2,4
  • Câmera frontal:
    • externa: 10 megapixels f/2,2
    • interna: 10 megapixels f/2,2
  • Bateria: 4.500 mAh, recarga rápida de 25 W (com fio), recarga sem fio e carregamento reverso (Wireless PowerShare)
  • Sistema operacional: Android 10 com One UI
  • Conectividade: USB-C, 5G (sub-6, mmWave), 4G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC, GPS e UWB
  • Dimensões:
    • fechado: 159,2 x 68 x 16,8 mm
    • aberto: 159,2 x 128,2 x 6,9 mm
  • Peso: 282 g
  • Cores: Mystic Bronze e Mystic Black

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados