Google não irá sugerir buscas sobre candidatos e eleições

Segundo o Google, o objetivo é evitar termos que possam parecer apoio ou crítica a qualquer candidato ou partido político

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
pesquisa google

A menos de dois meses da eleição presidencial dos Estados Unidos, o Google anunciou mudanças no recurso de autocompletar buscas. A empresa informou que vai deixar de exibir sugestões em pesquisas relacionadas a candidatos e eleições. A ideia é evitar “termos que possam ser interpretados como manifestações a favor ou contra qualquer candidato ou partido político”.

O buscador também deixará de exibir sugestões para pesquisas relacionadas a métodos de votação, requisitos para votar, situação de sessões eleitorais e integridade da eleição, por exemplo. Com isso, buscas sobre doações não deverão ser completados com nomes de qualquer um dos candidatos. A mudança, é claro, não impedirá usuários de pesquisarem por qualquer informação.

A maioria das sugestões da pesquisa segue inalterada, segundo o Google. A decisão, no entanto, aponta para a preocupação de evitar críticas sobre a parcialidade do buscador. A empresa costuma ser alvo de reclamações de políticos conservadores, incluindo o presidente americano Donald Trump, sobre uma suposta manipulação de resultados para prejudicar discursos conservadores.

O Google alega que seus produtos não são politicamente tendenciosos e que o algoritmo do buscador passa por avaliações rigorosas antes de receber alterações. Ainda assim, a ideia principal parece ser justamente a de afastar acusações. Ao anunciar a atualização, a companhia afirmou que, com a pandemia do novo coronavírus, tornou-se ainda mais importante oferecer informações confiáveis e imparciais sobre eleições.

Google adotou mais medidas contra desinformação

Em seu anúncio, o Google também apresentou novas medidas para evitar desinformação em seu buscador. Uma delas é Intelligence Desk, uma equipe de analistas que monitora notícias ao redor do mundo e sinaliza eventuais campanhas de desinformação. O serviço recebeu ainda uma mudança no algoritmo para dar mais destaque às checagens de fatos em buscas sobre notícias recentes.

A empresa também melhorou a detecção de vandalismos na Wikipédia, que fornece informações dos painéis que aparecem ao lado dos resultados convencionais. Agora, o buscador possui uma camada de proteção que identifica 99% das edições maliciosas e alerta rapidamente os editores da enciclopédia.

Com informações: Gizmodo.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados