Spotify critica Apple por causar dano irreparável a desenvolvedores

O Spotify diz, indiretamente, que o valor com desconto para a assinatura do Apple Music dentro do Apple One é prática injusta

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Spotify no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Pouco tempo depois do anúncio do Apple One, que agrupa vários serviços por assinatura da empresa da maçã, o Spotify criticou a novidade e acusou o movimento de causar dano irreparável aos desenvolvedores.

A crítica foca, indiretamente, na queda de preço que existe quando o usuário escolhe o Apple One na hora de agregar diversos serviços da Apple, incluindo o Apple Music que é concorrente do Spotify. Para o Spotify, enquanto a empresa de Tim Cook cobra 30% de toda transação do desenvolvedor, nada acontece em seus produtos e no Apple One a somatória do custo de todos eles fica em média 33% mais barata.

“Mais uma vez, a Apple está usando sua posição dominante e práticas injustas para prejudicar os concorrentes e privar os consumidores, favorecendo seus próprios serviços. Pedimos às autoridades de concorrência que ajam com urgência para restringir o comportamento anticompetitivo da Apple, que se não for controlado, causará dano irreparável para a comunidade de desenvolvedores e ameaçará nossa liberdade coletiva de escutar, aprender, criar e conectar”, diz o Spotify.

Somando todos os produtos do plano individual (Apple Music, TV+, Arcade e iCloud), o valor total de assinatura seria de R$ 40,20, mas na cesta de serviços do Apple One o assinante paga R$ 26,50, aproximadamente 34% menos. Já no familiar o valor é reduzido em quase 32%.

Caso do Spotify lembra o da Epic Games

Recentemente a Epic também começou a reclamar da cobrança desta taxa de 30%, com um exemplo na venda de moedas virtuais de Fortnite, os V-Bucks. O caso escalou ao ponto em que quando a Epic, desenvolvedora do game, burlou as regras da App Store ao inserir um meio de pagamento que não passa pela Apple, acabou com o game removido da App Store – respingando na Play Store do Android também.

As consequências foram além, com processos na Justiça e uma audiência marcada para o dia 28 deste mês.

Com informações: MacRumors e Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados