Instagram Lite volta ao Android depois de quatro meses

O APK Mirror registrou novas versões do Instagram Lite, removido em maio da Play Store; Facebook confirma que voltou a testar aplicativo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android / Instagram Lite

Após quatro meses fora da Play Store, o Instagram Lite para Android voltou a receber atualizações. O aplicativo segue indisponível na loja de aplicativos do Google, mas foi atualizado no APK Mirror, que registrou as versões 215 e 216 em 9 e 15 de setembro, respectivamente. O avanço em relação à versão anterior, enviada em outubro de 2019, sugere que o Facebook pode liberar o aplicativo oficialmente para mais usuários.

A empresa confirmou ao Android Police que voltou a fazer testes com o Instagram Lite para dar aos usuários uma “experiência de alta qualidade” em qualquer dispositivo ou conexão, mas não ofereceu detalhes sobre possíveis mudanças. Os registros do APK Mirror indicam que uma das versões mais recentes foi publicada a partir do Reino Unido, enquanto a outra foi enviada do Brasil.

Na Play Store, a página do Instagram Lite confirma que o aplicativo está na versão 216 após receber uma atualização em 15 de setembro, mas ainda não permite o download. É importante lembrar que, mesmo em maio, quando estava disponível na loja do Google, o aplicativo era liberado em países como México, Peru, Filipinas e Quênia, mas não no Brasil.

Por aqui, os usuários que buscam o aplicativo da rede social têm a opção de aderirem às versões de lojas alternativas ou ao aplicativo padrão do Instagram, que é bem mais pesado — a versão convencional tem mais de 30 MB, enquanto a versão mais leve tem cerca de 2 MB.

Instagram Lite tem principais recursos da rede social

A versão reduzida da rede social tem os principais recursos do aplicativo original, incluindo a opção de publicar fotos no feed e no Stories, e de seguir o que outras pessoas estão compartilhando. O Instagram Lite conta ainda com o Direct e a seção Explorar, que reúne as sugestões de fotos e vídeos do algoritmo da plataforma.

Uma das diferenças em relação ao Instagram convencional é o tempo para carregar as publicações. No Instagram Lite, é comum ver a barra de carregamento no topo da tela devido ao consumo reduzido de dados pelo aplicativo. Além do aplicativo mais leve, é possível usar a rede social a partir do navegador do celular. A versão web também permite publicar no feed e no Stories, seguir o que outros estão postando, conversar no Direct e acompanhar a seção Explorar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados