Microsoft poderá lançar jogos da Bethesda no PS5 após aquisição

Microsoft comprar dona da Bethesda por US$ 7,5 bilhões; futuros jogos serão voltados para Xbox e PC

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Bethesda
Foto por emr9801/Flickr

A Microsoft vai comprar a ZeniMax Media, dona da Bethesda, por US$ 7,5 bilhões; a produtora é responsável The Elder Scrolls: Online, que terá versões para PlayStation 5 e Xbox Series X. Além disso, ela vai lançar Deathloop e Ghostwire: Tokyo como exclusivos no PS5 de forma temporária: esse acordo será honrado, mas futuros jogos terão um foco em Xbox e PC, com outros consoles sendo considerados “caso a caso”.

Phil Spencer, chefe de Xbox, confirmou à Bloomberg nesta segunda-feira (21) que Deathloop e Ghostwire: Tokyo ficarão disponíveis inicialmente apenas para PS5; eles podem ser lançados no Xbox quando o prazo de exclusividade expirar. Futuros jogos da Bethesda chegarão para PC e Xbox; “vamos abordar outros consoles caso a caso”, diz o executivo.

Ainda assim, a Microsoft não descarta lançar jogos para PS5. O CEO Satya Nadella explica: “quando pensamos em estratégia, seja em jogos ou em qualquer outra parte da empresa, cada camada tem que se sustentar por conta própria pelo que oferece. Quando falamos sobre nosso conteúdo, queremos que ele esteja amplamente disponível”.

Por exemplo, The Elder Scrolls: Online ainda terá versões para PlayStation 5 e Xbox Series X. Matt Firor, diretor do ZeniMax Online Studios, esclarece em comunicado que o jogo “continuará a ser suportado exatamente como era, e esperamos que ele continue crescendo e prosperando em cada uma das plataformas que são suportadas atualmente”. Ele está disponível para PS4, Xbox One, PC, Mac e Google Stadia.

Jogos da Bethesda devem reforçar Xbox Game Pass

Falando em Stadia: Spencer disse à Bloomberg que esse tipo de acordo com a Bethesda “ressalta a vantagem do Xbox em relação a novos participantes no mercado de jogos”, uma referência à plataforma do Google. O primeiro jogo da produtora para consoles, Elder Scrolls III: Morrowind, foi lançado no Xbox original em 2002.

Com a compra da Bethesda, a Microsoft pode reforçar a assinatura de jogos Game Pass, que agora possui 15 milhões de usuários — eram 10 milhões em abril. O serviço é um dos diferenciais para a plataforma Xbox; um alto executivo da Sony disse recentemente que não planeja oferecer algo parecido no PS5.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados