Google não quer que você pague por extensões do Chrome

Desenvolvedores terão que encontrar outra forma para monetizar plugins – fora da Chrome Web Store

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google anunciou que está encerrando a criação de extensões pagas na Chrome Web Store. As restrições para implementação de plugins pagos já estavam ativas desde março, mas agora a empresa decidiu tornar a decisão permanente. Para monetizar extensões, desenvolvedores terão que procurar métodos alternativos à CWS.

De acordo com um cronograma liberado pelo Google, a opção de experimentar uma extensão não estará mais visível na loja do Chrome a partir de dezembro. Já a cobrança por itens dentro de extensões deixará de funcionar por meio da Chrome Web Store a partir de 1º de fevereiro de 2021.

Por enquanto, será possível consultar informações de licença para compras e histórico de assinaturas por meio da API de licenciamento, mas a renovação de assinaturas não será feita automaticamente.

Cronograma para o fim das extensões pagas na Chrome Web Store

A empresa recomenda ainda que os desenvolvedores migrem o rastreamento de suas licenças para outro serviço fora da CWS, pois pretende encerrar a API de licenciamento no futuro.

Serviço de pagamentos da Chrome Web Store ficou “obsoleto”

“A web já percorreu um longo caminho desde que lançamos a Chrome Web Store, há 11 anos. Naquela época, queríamos fornecer uma maneira para os desenvolvedores monetizarem seus itens da Web Store. Mas nos anos seguintes, o ecossistema cresceu e os desenvolvedores agora têm muitas opções de tratamento de pagamentos disponíveis”, explica o comunicado do Google.

A empresa tem feito diversas mudanças nas extensões para Chrome – muitas delas focadas na segurança e na experiência do usuário, especialmente após casos de extensões fraudulentas que tentaram coletar dados e realizar transações maliciosas pelo browser.

O objetivo do Google é cada vez mais reduzir spam e notificações inconvenientes em seu navegador.

Com informações: Google e Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados