Windows 10 testa integrar chamadas de vídeo por Skype Meet Now

Windows 10 inclui botão para Skype Meet Now (Reunir Agora), alternativa ao Zoom, Google Meet e Salas do Facebook Messenger

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 e Skype Meet Now

O Skype tem uma funcionalidade semelhante ao Zoom para chamadas de vídeo chamada Meet Now (Reunir Agora), que não requer uma conta do Skype nem mesmo o app instalado. A Microsoft quer chamar atenção para esse recurso com um novo botão na barra de tarefas do Windows 10.

A novidade apareceu há algumas semanas e foi oficializada pela Microsoft na build 20221 do Windows 10, disponível para usuários no programa Insider. “Agora você pode facilmente configurar uma videochamada e entrar em contato com amigos e familiares em um instante, clicando no ícone Reunir Agora na área de notificação”, explica a empresa.

Este recurso está sendo liberado para alguns usuários no canal Dev, antes conhecido como Fast Ring ou modo rápido, “para nos ajudar a identificar rapidamente problemas que possam afetar o desempenho e a confiabilidade”. Isso será distribuído para todos no canal Dev ao longo do tempo.

Skype Reunir Agora concorre com Zoom e Google Meet

Windows 10 e Skype Meet Now

O Skype Reunir Agora parece ser bacana: você consegue criar uma chamada de vídeo em poucos cliques, e convidar pessoas que não têm conta no Skype. Não é necessário ter o app instalado: a videoconferência pode ser feita através da web, com suporte aos navegadores Microsoft Edge (claro) e Google Chrome. Cada ligação pode durar até 24 horas, e a gravação fica disponível por trinta dias.

Ainda assim, pode ser irritante ver um ícone surgir do nada na barra de tarefas com uma funcionalidade que você não ativou nem instalou. A maioria dos usuários já adotou alternativas como Zoom, Google Meet e Salas do Facebook Messenger para se comunicar com amigos, parentes e colegas de trabalho durante o isolamento social na pandemia da COVID-19.

Felizmente, a build 20221 traz duas novidades pequenas que podem ser mais úteis:

  • o Windows 10 vai exibir uma notificação quando um programa se configurar para rodar durante a inicialização, para que o usuário tenha mais controle sobre isso;
  • o aplicativo Pessoas não aparece mais de forma independente no menu Iniciar: ele precisará ser aberto através do Email ou do Calendário, algo que a maioria dos usuários já vinha fazendo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados