Google Play deve ter regras mais rígidas para reforçar taxa de 30%

Google quer evitar que desenvolvedores burlem taxa de 30% sobre compras feitas em apps distribuídos via Play Store

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Nos próximos dias, as diretrizes da Google Play Store deverão ser atualizadas por conta de um objetivo controverso: evitar que desenvolvedores burlem a taxa de 30% cobrada pelo Google sobre as compras feitas dentro dos aplicativos distribuídos a partir da plataforma.

Já há regras para isso. As diretrizes atuais determinam que conteúdos comprados dentro de aplicativos ou jogos distribuídos via Play Store sejam tarifados por meio do sistema de cobrança da plataforma que, com efeito, fica com 30% do valor obtido.

A taxa só não é aplicada sobre a compra de produtos físicos ou conteúdo que pode ser reproduzido fora do aplicativo (como músicas para download que não dependem de um único player).

Porém, vários serviços, como Netflix, Spotify e Tinder, fazem cobranças com sistemas à parte no Android e, com isso, escapam da taxa de 30%. Provavelmente, essas plataformas se baseiam em “brechas” nas diretrizes da Play Store para serem incluídas nas exceções permitidas pelo Google.

Pessoas próximas à companhia relataram à Bloomberg que as regras da loja serão atualizadas na próxima semana justamente para fechar o cerco contra os serviços que burlam a taxa. A partir daí, os desenvolvedores terão um prazo ainda a ser estabelecido para adaptar seus aplicativos às novas condições.

O assunto rende longas discussões. De modo geral, os desenvolvedores que questionam a cobrança consideram a proporção de 30% muito alta. Não por acaso, a App Store, que também trabalha com uma taxa de 30%, vem sendo alvo de uma coalizão formada por empresas como Spotify, Epic Games, Deezer e Tile que questiona tamanha porcentagem.

Atualmente, as diretrizes da App Store são mais rigorosas que as da Google Play Store. Prova disso está no banimento que a Apple aplicou à Epic Games depois que a companhia optou por um sistema próprio de pagamento que, como tal, burla a taxação de 30%.

Procurado, o Google comentou que o Android possibilita a existência de várias lojas de aplicativos e que, quando optam por distribuir apps na Play Store, os desenvolvedores devem seguir a política de usar o sistema de cobrança da plataforma.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados