YouTube atualiza interface de vídeos no Android TV e Amazon Fire TV

A remoção de alguns dos botões pode ser solucionada com os botões físicos que estão em praticamente qualquer controle de TV

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
interface android tv youtube

O YouTube começou a atualizar a interface de usuário da plataforma de vídeos que roda em um Android TV, além da versão que está nos dispositivos Fire TV da Amazon. A novidade, que já vem aparecendo faz algum tempo, remove muito dos botões da tela como o play e pause.

A alteração pode ser estranha e faz o usuário achar que algum bug chegou no app, mas pode até mesmo fazer sentido. A remoção dos botões para play, pause e avançar ou retroceder vídeos em uma playlist pode ser facilmente resolvida com botões físicos nos controles desses dispositivos, que fazem exatamente a mesma coisa desde sempre. É até mais prático só levar o dedo até o “play” do controle, do que mover a interface com um botão e apertar outro para pausar a reprodução.

Além destes controles, outros botões foram escondidos como o de like, enquanto que alguns que estavam abaixo da barra de progresso subiram, como o que acessa a página inicial do canal onde está o vídeo, ou então o que controla a qualidade da reprodução com ajustes da resolução – o que é especial neste momento de pandemia, onde vídeos começam sempre em resolução menor do que a nativa da TV.

Eu consegui encontrar a mudança do YouTube em um Android TV que roda acima do Android 8, mas alguns usuários também notaram no Fire TV. Eu tenho um Apple TV 4K por aqui, que ainda não recebeu o banho de loja. Como a experiência do YouTube é a mesma em todas as plataformas onde está disponível (são muitas, indo de aparelhos de TV, set-top-boxes, consoles e até dongles como o Chromecast e outros de terceiros), é bem provável que a alteração aconteça aos poucos e chegará para todos, com calma.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados