Windows XP teve tema secreto com visual Mac, revela código vazado

Vazamento de código-fonte do Windows XP permitiu descoberta de tema secreto inspirado no visual Aqua, do Mac

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows XP - tema Mac

Na época de auge do Windows XP, o passatempo preferido de muita gente era criar ou baixar temas para o sistema operacional. O que ninguém sabia é que a Microsoft desenvolveu um tema secreto para a plataforma que tinha visual claramente inspirado no Mac. O recente vazamento do código-fonte do Windows XP é que trouxe o segredo à tona.

O tema em questão tem codinome “Candy” e elementos visuais que remetem à interface Aqua, apresentada pela Apple em 2000. Esse design chamou muita atenção por trazer efeitos de sombra, transparência e profundidade que causavam sensação de fluidez em botões, barras e ícones, um conceito muito inovador para a época.

Com base no vazamento de código-fonte do Windows XP (problema que também afetou outros sistemas operacionais antigos da Microsoft, como o Windows Server 2003), o The Verge descobriu que, por alguma razão, a companhia decidiu criar um tema para o sistema operacional que conta com elementos encontrados na interface Aqua.

É visível que o tema não foi finalizado. Se por um lado ele traz barras e botões arredondados e com corpo 3D similares aos do Mac, por outro, mantém as janelas com o visual “quadradão” típico da interface do Windows, uma mistura de estilos que deixa o Windows XP com uma aparência muito estranha.

Windows XP - tema Mac

Liberar publicamente o tema Candy faria a Microsoft ser alvo de chacota. Provavelmente, é por isso que a companhia marcou o tema como “apenas para uso interno”. Tudo indica que o visual estilo Mac foi usado pelos desenvolvedores da Microsoft somente para que eles pudessem testar a capacidade do Windows XP de lidar com temas variados.

De fato, o Windows XP foi lançado com o tema Luna como padrão (tema marcado pelas barras em azul, botão Iniciar verde e o icônico papel de parede Bliss, que mostra um campo com gramado e céu azulado), mas uma notável capacidade de personalização de visual.

A Microsoft foi procurada pelo The Verge para comentar o misterioso tema, mas, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados