Início / Notícias / Aplicativos e Software /

App e-Título permite justificar voto por celular nas Eleições 2020

O TSE liberou uma atualização do aplicativo e-Título para facilitar a justificativa de ausência nas Eleições 2020

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Os eleitores que não participarão das Eleições 2020 ganharam um novo meio de justificar a ausência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou nesta quarta-feira (30) uma atualização do aplicativo e-Título que permite realizar a justificativa por celular ou tablet para evitar pendências com a Justiça Eleitoral.

A novidade, presente na versão 2.1 do e-Título, só permite justificar voto após a eleição. O TSE, porém, afirma que trabalha na versão 2.2 do aplicativo, que incluirá uma opção para apresentar a justificativa durante o horário de votação. O primeiro turno das Eleições 2020 ocorre em 15 de novembro e o segundo, se necessário, em 29 de novembro.

O e-Título também pode ser útil para quem participará dessas eleições. O aplicativo reúne informações sobre o título de eleitor e pode ser apresentado no dia de votação no lugar da versão em papel do documento. A ferramenta indica ainda qual é a sessão eleitoral do usuário e oferece informações sobre sua situação eleitoral.

Além do aplicativo, o eleitor pode justificar a ausência durante o horário de votação em qualquer sessão eleitoral ou por meio do sistema Justifica, no site do TSE. Com ele, basta inserir as informações pessoais e apontar para qual eleição a justificativa está sendo feita.

Site do TSE não contará na franquia de dados

Nas próximas semanas, os eleitores poderão acessar livremente o site da Justiça Eleitoral pelo celular sem ter descontos em sua franquia de dados. Isso porque as operadoras Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar e Sercomtel anunciaram que concederão o zero rating ao domínio no 4G para facilitar o acesso a conteúdo sobre as Eleições 2020.

A página da Justiça Eleitoral tira dúvidas a respeito da votação e apresenta informações sobre checagem de fatos. O site oferece ainda dicas sobre os cuidados a serem tomados com a eleição em meio à pandemia do novo coronavírus. O acesso sem desconto na franquia de dados valerá até 29 de novembro.