Windows 10 para ARM vai emular softwares x64 (64 bits)

Emulação de software de 64 bits (x64) no Windows 10 para ARM deve melhorar suporte a jogos e aplicativos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy Book S (imagem: divulgação/Samsung)
Samsung Galaxy Book S com processador Snapdragon 8cx

Os primeiros notebooks com Windows 10 e processador ARM chegaram em 2018, mas, até hoje, eles têm participação inexpressiva no mercado. Talvez a situação melhore um pouco nos próximos meses: a Microsoft confirmou que o Windows 10 para ARM vai ser capaz de emular softwares x64 (de 64 bits para chips Intel e AMD).

Na plataforma ARM, o Windows 10 já é capaz de emular aplicativos compilados em x86 (32 bits). Além disso, o sistema operacional pode executar softwares de 32 bits ou 64 bits específicos para ARM (ARM32 e ARM64, respectivamente).

A ausência de emulação nativa para x64 sempre foi uma deficiência grave, no entanto. Na prática, essa limitação implica em dificuldade ou impossibilidade de execução de um grande número de jogos e aplicativos importantes para o ecossistema do Windows.

É por isso que a emulação de software x64 no Windows 10 para ARM é uma boa notícia. Mas a novidade não será disponibilizada imediatamente. Como de hábito, os usuários que participam do programa de testes Windows Insider é que terão acesso ao recurso, começando em novembro.

Só depois do feedback obtido e dos ajustes consequentes — afinal, emular é uma coisa, emular bem é outra — é que o recurso será liberado oficialmente para todos os usuários que têm laptops com Windows 10 e processador ARM, incluindo aqueles mais antigos, baseados no chip Snapdragon 835, por exemplo.

Apesar disso, não dá para garantir que a arquitetura ARM finalmente incomodará a Intel e a AMD no segmento de PCs. Ainda há trabalho a ser feito, principalmente na otimização de drivers e nos ajustes de desempenho de determinados softwares.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados