Google Mensagens vai separar SMS por categorias no Android

Existe outro teste em curso no Google Mensagens, que apaga senhas temporárias (OTPs) após 24 horas do recebimento no aparelho

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google mensagens categorias

O Google Mensagens está testando uma forma de categorizar tudo que chega para a solução do gigante das buscas para SMS, MMS e até RCS. A interface lembra o mesmo tipo de recurso existente no Gmail para os e-mails, responsável por organizar a bagunça da caixa de entrada de praticamente qualquer usuário.

A ferramenta certamente ainda está em estágio inicial de testes, mas a ideia é bastante simples e é capaz de separar um SMS que chega diretamente para o usuário, de outro que é um aviso de compra do cartão, de senhas temporárias (OTPs) e até mesmo da publicidade. Não está claro se o Google Mensagens consegue fazer a separação sozinho ou se o usuário precisa mover item por item.

Outro teste, que está em estágio ainda mais inicial, faz com que as mensagens SMS com senha temporária sejam apagadas em 24 horas após o recebimento. Este novo visual com pastas pode ser parte do outro teste, já que mostra o Google entendendo o que está em cada tipo de SMS recebido.

Já existem algumas ferramentas para o usuário controlar o que chega por SMS, como é o caso do aplicativo Truecaller. Ele não faz exatamente uma separação por assunto, mas identifica mensagem que pode ser spam e pode bloquear o recebimento de forma automática. A Microsoft também tem seu app para isso, com o recurso de pastas, mas que ainda não está disponível para instalação no Brasil. Você pode ver mais informações neste link da Play Store.

Ainda não existe previsão de quando a separação de SMS no Google Mensagens será liberada para todos os usuário, nem mesmo se ela depende de uma versão específica do app ou apenas de uma ativação do outro lado, no servidor.

Com informações: XDA-Developers e Hani Mohamed Bioud.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados