Orkut e BuddyPoke voltam à tona com Avatares do Facebook

Facebook lança Avatares no Brasil; Buddy Poke do finado Orkut permitia criar personagem 3D que se parece com usuário

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
BuddyPoke no Orkut

Os Avatares do Facebook chegaram ao Brasil nesta semana, permitindo criar figurinhas (stickers) a partir de um personagem que se parece com o usuário. A ideia não é exatamente nova e já existia com o BuddyPoke, integrado ao Orkut (RIP) há mais de uma década. Isso fez os brasileiros redescobrirem o novo” Orkut, uma recriação independente da antiga rede social.

O Buddy Poke era um aplicativo de terceiros que se integrava ao Orkut. Você podia criar um avatar 3D de si mesmo, personalizando o tipo de cabelo, olhos, boca, nariz, roupa, calçado, entre outros. Também dava para escolher entre diversos tipos de humor, como feliz, apaixonado, com esperança ou acanhado.

Além disso, era possível escolher uma imagem de plano de fundo e inserir balões de diálogo. Após montar seu avatar, era hora de enviá-lo aos seus amigos do Orkut, criar um GIF animado ou capturar uma foto. Relembre com o vídeo abaixo:

No Facebook, os Avatares funcionam basicamente da mesma forma: o usuário pode escolher o estilo de cabelo, tom de pele, formato do rosto, tipo de roupa etc. Feito isso, é possível compartilhar sua criação no feed, usá-la como foto de perfil ou enviá-la como adesivo pelo Messenger e outros apps.

O BuddyPoke tentou se adaptar aos novos tempos com um gerador de avatares para iPhone e Android, porém o app não se encontra mais disponível. Ele foi criado pelo mesmo desenvolvedor de Meu Avatar Falante, Meu Avatar Escolar, Meu Papai Noel e aplicativos semelhantes para iOS, atualizados pela última vez em 2019.

Apps do BuddyPoke

Orkut não voltou, mas ganhou um clone

Assim como o BuddyPoke original, o Orkut ficou para a história: a rede social foi encerrada pelo Google em 2014. No entanto, surgiu um clone do Orkut em 2017 desenvolvido pelo programador brasileiro Murillo Fagá.

Este “novo” Orkut ganhou um app para Android em 2020, por isso acabou sendo redescoberto por diversos usuários ao longo do ano — inclusive agora, que muita gente se lembrou do BuddyPoke. A interface é semelhante e traz comunidades, incluindo uma do Tecnoblog.

Orkut

No entanto, não espere recuperar seu perfil antigo nem seus scraps. “O orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o orkut.com; caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas mas não será possível”, avisa o site.

Você pode acessar o novo Orkut através deste link; ele não tem BuddyPoke, pelo menos não até o momento.

Receba mais sobre Orkut na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados