Wikipédia em português passa a exigir login para editar verbetes

Até então, artigos poderiam ser editados por usuários sem conta na Wikipédia, que registrava endereços de IP no histórico de edições

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 9 meses

A Wikipédia em português proibiu a edição de verbetes por quem não possui uma conta. A medida, adotada após votação entre colaboradores, busca impedir o vandalismo, isto é, as alterações que têm o objetivo deliberado de prejudicar a credibilidade da plataforma. Até então, as mudanças eram permitidas para todos e, caso o autor não fosse cadastrado, seu endereço de IP ficava visível para a comunidade.

O debate sobre uma restrição na Wikipédia em português existe há alguns anos, mas foi retomada em agosto. Um dois colaboradores destacou que o WikiScan, que contabiliza as edições na plataforma, registra uma média diária de pouco mais de 1.740 edições de IPs, isto é, usuários não registrados. Ao mesmo tempo, a ferramenta indica cerca de 5.500 edições diárias, em média, de contas identificadas.

“A maioria das edições de IPs são revertidas por vandalismo contumaz e, sobretudo, por carência de fontes, com esse segundo problema possivelmente advindo do desconhecimento, por parte dos IPs, da literatura que compete a isso”, analisou o colaborador. Para ele, a restrição, não torna a plataforma “menos livre”. “Ela continuaria sendo totalmente livre para acesso e criação de conteúdo, visto que não há qualquer exigência superior ou incontornável para que se crie uma conta”.

Na votação, 169 de 249 colaboradores aprovaram a exigência de login para as edições em verbetes da Wikipédia em português. A medida não vale para as páginas de discussão e de ajuda, que não possuem tanto destaque para quem visita a plataforma.

Em conversa com o Tecnoblog, o mestre em computação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e um dos administradores da Wikipédia lusófona, Rodrigo Padula, explicou que a regra anterior facilitava edições indevidas por usuários não identificados, ainda que a plataforma registrasse seu endereço de IP. No entanto, ele também entende que a mudança pode afastar novos colaboradores.

“Do ponto de vista do usuário, ele acha que não criar uma conta é a forma mais anônima e acaba editando de forma descompromissada, sem fazer nenhum tipo de registro. Alguns voltam e, a partir desse interesse e conhecimento das regras, continuam editando. Ainda é muito cedo para afirmar isso, mas o bloqueio por edição por IPs pode afugentar novos editores, o que não quer dizer que isso vai representar perda de conteúdo e qualidade”, afirmou.

Segundo Padula, a mudança deve ajudar a otimizar o trabalho de colaboradores da Wikipédia. “Há indícios nesses números que foram analisados que o volume de edições ruins e páginas criadas desrespeitando as regras é muito grande. Então, a gente tem um volume pequeno de colaboradores que contribuem com a Wikipédia diariamente e esses poucos colaboradores, no universo de conteúdo e visitas que a gente tem, acabam perdendo muito tempo desfazendo coisas mal feitas por outros editores”.

Restrição pode afetar bots sobre Wikipédia

Com a exigência de que edições na Wikipédia em português sejam realizadas por usuários registrados, ferramentas de terceiros que acompanham informações da Wikipédia deverão ser inviabilizadas. É o caso do Brasil Wiki Edits (@brwikiedits), o robô que monitora edições na plataforma a partir das redes dos três poderes. Ele foi criado por Pedro Menezes, que já colaborou para o Tecnoblog.

Pedro nos explicou que o Brasil Wiki Edits acompanha as edições anônimas e compara o endereço de IP de cada uma delas a uma lista com faixas de IP de vários órgãos públicos. Ele afirma que, “agora que as edições na Wikipédia lusófona precisam de um registro obrigatório, a Wikipédia só mostra o nome de usuário de quem o fez”. Com a mudança, o robô só alertará sobre edições feitas a partir de órgãos públicos na Wikipédia de outros países, o que não costuma acontecer com frequência.

Receba mais sobre Wikipedia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados