Xiaomi mostra celular com UWB controlando casa inteligente

Xiaomi demonstrou um Mi 10 utilizando UWB para controlar quatro dispositivos inteligentes apenas ao apontar o smartphone

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi demonstra Mi 10 com conexão UWB (Imagem: reprodução)
Xiaomi demonstra Mi 10 com conexão UWB (Imagem: reprodução)

A Xiaomi divulgou um vídeo onde mostra um de seus smartphones utilizando a tecnologia UWB (Ultra-Wide Band em inglês) para controlar dispositivos de casa inteligente. O recurso, presente em alguns poucos celulares de outras fabricantes, permite conexão ponto a ponto e pode ser a solução para momentos sem internet.

Este tipo de conexão, que utiliza ondas eletromagnéticas e que lembra de longe o Bluetooth, já está presente em alguns celulares como os iPhones 11, o Galaxy S20 Ultra 5G, Galaxy Note 20 Ultra e o Galaxy Z Fold 2. Enquanto nos modelos da Apple e Samsung o objetivo está no pareamento entre dispositivos, a Xiaomi mostrou outra função que pode ajudar bastante no controle de casa inteligente.

A ideia da fabricante chinesa é utilizar a conexão UWB para identificar a localização de uma lâmpada, TV ou ventilador inteligentes e controlar as funções destes gadgets ao apontar o smartphone. O manuseio lembra o de um controle remoto, já que para os aparelhos se encontrarem basta um estar apontado para o outro.

UWB no Xiaomi Mi 10 pode controlar gadgets sem internet

Durante o vídeo, o apresentador gira e vai apontando um Mi 10 para os dispositivos inteligentes. Cada um é controlado com uma interface diferente na tela do celular, trocando o visual sempre que o smartphone é apontado para outro produto. A interface da lâmpada permite trocar a cor da luz, enquanto que a do ventilador só liga mesmo e uma caixinha de som mostra qual música está tocando.

A maior vantagem deste tipo de controle é eliminar a necessidade de conexão com o roteador ou com a internet para funções simples, como ligar e desligar, ou trocar a cor da lâmpada. Como o comando é enviado diretamente do celular para o aparelho, a latência também diminui.

Com informações: XDA-Developers e SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados