Google vai migrar usuários do Hangouts para o Google Chat grátis

Hoje disponível só para quem assina o Workspace (antigo G Suite), Google Chat preservará conversas e mensagens do Hangouts

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Conversas do Hangouts serão migradas para Google Chat (Imagem: Divulgação/Google)

Conversas do Hangouts serão migradas para o Chat (Imagem: Divulgação/Google)

O Google confirmou nesta quinta-feira (15) que usuários do Hangouts poderão migrar suas conversas para uma versão gratuita do Chat, que, por enquanto, só está disponível para quem assina o Workspace (antigo G Suite). Segundo a empresa, a transição poderá ser feita a partir do primeiro semestre de 2021.

Com a mudança para o Chat, os usuários poderão preservar conversas e contatos antes do fim do Hangouts. O Google lembra que o seu novo serviço mantém os principais recursos do mensageiro, como os que permitem enviar mensagens diretas ou em grupo, mas ganhou melhorias para facilitar o trabalho em equipe com novas opções para criar tarefas e compartilhar arquivos.

A empresa afirma ainda que o Chat conta com a mesma proteção contra phishing usada no Gmail. Por isso, caso você receber um link, o serviço fará uma verificação em tempo real e sinalizará caso concluir que ele é suspeito.

Google levará recursos para outros serviços

O fim próximo do Hangouts também interfere nos serviços oferecidos por meio do aplicativo em outros países. É o caso da operadora virtual Google Fi, que permite realizar ligações telefônicas e enviar SMS no app, e passará a ser controlada no Google Mensagens. O serviço de VoIP Google Voice, por sua vez, ficará restrito ao aplicativo de mesmo nome.

O Google promete oferecer detalhes sobre a transição para o Chat e outros serviços assim que esse processo se iniciar. A empresa também adiantou que, apesar do planejamento, as datas podem ser alteradas, mas não indicou quando o Hangouts deverá ser descontinuado.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados