Interface de usuário do PS5 é revelada pela Sony

Sony divulga como será o menu geral e algumas das principais mudanças que a interface do PS5 trará aos usuários

Felipe Vinha
Por

A Sony revelou os primeiros detalhes e imagens oficiais da interface de usuário do PS5. Uma das principais novidades é a presença de guias oficiais, ou “detonados”, de jogos específicos, que são acessados diretamente no menu do aparelho, enquanto o game está ligado.

Interface do PS5 terá guias e será bem rápida (Imagem: Sony)

Interface do PS5 terá guias e será bem rápida (Imagem: Sony)

Em um vídeo com pouco mais de 11 minutos, Sid Shuman, diretor de conteúdo da Sony, demonstra as funcionalidades do menu e interface em geral. Sobre os guias, ele exemplifica usando o jogo Sackboy: A Big Adventure.

Assim que liga o PS5, ele é levado ao game e mostra, no menu interno ao pressionar o botão PS, a presença de guias especiais. Eles explicam como passar de algumas partes das fases, com vídeos ou imagens, que são acompanhados enquanto o jogo está rodando – sem a necessidade de abrir navegador de internet em algum outro aparelho.

Guia presente na interface do PS5 (Imagem: Sony)

Guia presente na interface do PS5 (Imagem: Sony)

A função, porém, é exclusiva para assinantes PS Plus. Além disso, ela não cobrirá jogos inteiros nem estará presente em todos os lançamentos.

Interface integrada do PS5

No vídeo a Sony também demonstra como a interface do PS5 é totalmente integrada e tira grande vantagem da velocidade do console, que promete ser o mais rápido da Sony.

Alternar entre os jogos, por exemplo, leva apenas alguns poucos segundos. A PlayStation Store, loja online para comprar jogos digitais, agora é integrada ao menu do aparelho, e não mais um aplicativo separado.

YouTube video

O vídeo também demonstra outras funções importantes, como captura e compartilhamento de imagem de jogos. A primeira grande novidade é que as fotos podem ser salvas em qualidade 4K, uma enorme melhoria em relação ao PS4.

Além disso, agora o usuário pode enviar a imagem diretamente para um amigo ou grupo de amigos dentro da PSN. Se a foto tiver algum spoiler, o próprio sistema avisará antes de a outra pessoa abrir.

O Share Play foi ainda aprimorado e agora podemos assistir ao que amigos estão jogando, ou compartilhar nossa tela enquanto eles quiserem assistir. O streaming pode ser visto em modo picture-in-picture (PiP) sem interromper suas atividades.

A Sony promete revelar mais novidades do PS5 e as funcionalidades da sua interface até o lançamento, que ocorre primeiro em 12 de novembro. No Brasil o console está agendado para chegar no dia 19 do mesmo mês.

Com informações: PS Blog.

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados