iPhone 12 não consegue usar 5G se estiver em modo dual-chip

Documento da Apple revela que iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max não se conectam a redes 5G se usarem nano-SIM e eSIM

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
iPhone 12 no 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

iPhone 12 no 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

Um documento restrito da Apple revela que o iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max têm uma limitação relacionada ao 5G: os celulares não poderão se conectar às redes de quinta geração se estiverem em modo dual-chip. Todos eles possuem suporte a nano-SIM e eSIM. Isso poderia ser resolvido através de uma atualização do iOS.

O 5G do iPhone 12 funciona no modo Dual SIM? Um documento de treinamento de vendas elaborado pela Apple responde: “ao usar duas linhas no modo Dual SIM, os dados 5G não são suportados em nenhuma das linhas e ficarão em 4G LTE”.

A explicação continua: se o cliente usar apenas o eSIM e estiver em uma operadora e plano com suporte a 5G, eles terão acesso às redes de quinta geração. Isso indica que não será possível usar 5G através de um chip nano-SIM tradicional.

A Apple não fala nada sobre o assunto em seu site nem nos artigos de suporte. O documento de vendas foi revelado por um usuário do Reddit; sua autenticidade foi confirmada pelo MacRumors.

Este mesmo usuário afirma que “uma atualização ainda em 2020 vai ativar o 5G durante o modo dual-chip”. Ou seja, isso deve ser implementado no iOS até o final do ano.

iPhone 12 pode desativar 5G mesmo se tiver sinal

Vale notar que o iPhone 12 não usará as redes 5G o tempo todo, mesmo se a rede estiver disponível. O Smart Data Mode mantém o aparelho no 4G para navegar na web e em apps de redes sociais; ele só ativa o 5G quando você inicia uma chamada de vídeo ou faz streaming de série, por exemplo. A ideia é economizar bateria, porque as antenas de quinta geração consomem mais energia.

O 5G ainda vai demorar para chegar de verdade ao Brasil: o leilão de frequências da Anatel será realizado em 2021. No entanto, Vivo, Claro, TIM e Oi vêm usando bandas já licenciadas para oferecer 5G no Brasil. O iPhone 12 é compatível com todas essas redes, tanto atuais quanto futuras.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados