Sony detalha como PS5 fará gravações de chats de voz
Sony explica melhor como funcionará a gravação de voz do PS5, que também afeta usuários do PS4, em nome da segurança
A Sony emitiu um comunicado no blog oficial do PlayStation, onde explica como vai funcionar a nova ferramenta do chat de voz do PS4 e PS5, que permite gravações de conversas no novo console. A novidade foi percebida por fãs após a atualização 8.0 do atual console da empresa e levantou algumas preocupações de privacidade.
- Sony adiciona suporte a PS5 ao PS Remote Play para Android e iOS
- O que é Liquid Metal, usado no PlayStation 5?

Sistema de voz do PS5 gravará conversas também do PS4 (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)
Em publicação oficial, Catherine Jensen, diretora da divisão de consumidores da linha PlayStation, explica que tudo foi feito pensando na segurança dos usuários online, para que todos tenham a oportunidade de relatar problemas e assédios sofridos em partidas e conversas com rapidez, enquanto usam a PSN.
Para isso, foi introduzido um novo sistema de denúncias no chat de voz da PSN, que usa a gravação de vozes implementada a partir de agora no sistema de Party. Isso foi notado por meio e notificações no sistema, após a atualização.
O problema é que, antes, a Sony não destacou corretamente que isso seria implementado e o próprio texto de Jensen reflete isso – e pede desculpas. Mas há uma explicação clara de como isso deve funcionar, a partir de agora.
Como funciona a gravação de voz do PS5
Funcionará da seguinte forma:
- Usuários de PS4 e PS5 poderão conversar entre si, usando Parties, a partir de novembro, quando o PS5 for lançado
- No PS5, se um usuário quiser relatar uma denúncia de assédio, poderá fazer isso com um trecho de até 40 segundos do chat de voz
- Estes 40 segundos podem conter: 20 segundos de conversa com outro jogador, mais de 10 segundos antes e depois do trecho selecionado
As denúncias enviadas desta forma serão recebidas pelo time de experiência de consumidor para moderação. As pessoas responsáveis escutarão as mensagens enviadas e tomarão as providências necessárias.
A Sony informa ainda que o sistema de gravação contínua será obrigatório e não poderá ser desligado, justamente para priorizar a segurança dos jogadores online.
Com informações: PS Blog.