Início / Notícias / Jogos /

Sony detalha como PS5 fará gravações de chats de voz

Sony explica melhor como funcionará a gravação de voz do PS5, que também afeta usuários do PS4, em nome da segurança

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Sony emitiu um comunicado no blog oficial do PlayStation, onde explica como vai funcionar a nova ferramenta do chat de voz do PS4 e PS5, que permite gravações de conversas no novo console. A novidade foi percebida por fãs após a atualização 8.0 do atual console da empresa e levantou algumas preocupações de privacidade.

Como usar fone de ouvido no PS4 / Reprodução / Felipe Vinha

Sistema de voz do PS5 gravará conversas também do PS4 (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Em publicação oficial, Catherine Jensen, diretora da divisão de consumidores da linha PlayStation, explica que tudo foi feito pensando na segurança dos usuários online, para que todos tenham a oportunidade de relatar problemas e assédios sofridos em partidas e conversas com rapidez, enquanto usam a PSN.

Para isso, foi introduzido um novo sistema de denúncias no chat de voz da PSN, que usa a gravação de vozes implementada a partir de agora no sistema de Party. Isso foi notado por meio e notificações no sistema, após a atualização.

O problema é que, antes, a Sony não destacou corretamente que isso seria implementado e o próprio texto de Jensen reflete isso – e pede desculpas. Mas há uma explicação clara de como isso deve funcionar, a partir de agora.

Como funciona a gravação de voz do PS5

Funcionará da seguinte forma:

  • Usuários de PS4 e PS5 poderão conversar entre si, usando Parties, a partir de novembro, quando o PS5 for lançado
  • No PS5, se um usuário quiser relatar uma denúncia de assédio, poderá fazer isso com um trecho de até 40 segundos do chat de voz
  • Estes 40 segundos podem conter: 20 segundos de conversa com outro jogador, mais de 10 segundos antes e depois do trecho selecionado

As denúncias enviadas desta forma serão recebidas pelo time de experiência de consumidor para moderação. As pessoas responsáveis escutarão as mensagens enviadas e tomarão as providências necessárias.

A Sony informa ainda que o sistema de gravação contínua será obrigatório e não poderá ser desligado, justamente para priorizar a segurança dos jogadores online.

Com informações: PS Blog.