Windows 10 força instalação de web apps do Office em PCs

Sem autorização, Microsoft passou a exibir para alguns usuários atalhos para versões web de Word e Excel no Windows 10

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Web apps do Office no menu Iniciar do Windows 10 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Web apps do Office no menu Iniciar do Windows 10 (Imagem: Reprodução/The Verge)

A Microsoft começou a forçar a exibição de atalhos de web apps do Office em alguns PCs com Windows 10 sem a permissão dos usuários. Os relatos indicam que o sistema operacional passou a destacar ícones das versões web de programas como Word, Excel, PowerPoint e Outlook, mesmo que as versões convencionais sequer tenham sido instaladas nos dispositivos.

Segundo o The Verge, os atalhos dos web apps do Office apareceram após uma atualização forçada, como costuma acontecer em correções urgentes de segurança. Para mostrar os ícones, o Windows 10 foi reiniciado, também sem autorização. Alguns usuários afirmaram que o processo os levou a perder o conteúdo de arquivos que não haviam sido salvos.

Após a atualização, o sistema operacional mostra os atalhos no menu Iniciar. Caso alguns deles seja selecionado, o web app é aberto no Microsoft Edge, ainda que ele não tenha sido escolhido como padrão. No navegador, o usuário é apresentado para uma versão limitada dos programas, que já existe há algum tempo. A página também exibe links que tentam atrair assinantes para a versão premium.

Críticas por atualização do Windows 10

Ainda que os web apps não ocupem espaço nos PCs, a Microsoft foi criticada por conta da prática invasiva. Sem autorização dos usuários ou necessidade de atualização, como acontece nos casos de segurança, a empresa interferiu em dispositivos apenas para realizar publicidade. Para piorar, os atalhos criados indevidamente forçaram o uso do navegador da companhia.

A Microsoft não explicou se a exibição dos atalhos no Windows 10 foi um erro, um teste ou uma mudança definitiva. Felizmente, é possível desinstalar os web apps do Office. Eles podem ser removidos pelo Edge ao acessar edge://apps ou por meio da tela de Aplicativos e Recursos do Windows 10.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados