Adobe Photoshop consegue identificar se foto foi modificada

Photoshop ganhou recurso que permite verificar que recursos de edição foram utilizados em uma foto

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos
Recurso do Photoshop que salva detalhes sobre edições (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Recurso do Photoshop que salva detalhes sobre edições (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A Adobe anunciou nesta terça-feira (20) um recurso para ajudar usuários a confirmarem a autenticidade de imagens no Photoshop. O programa deve liberar nas próximas semanas, para alguns usuários, um painel em que é possível verificar se uma foto foi alterada. A área poderá exibir os créditos do autor da imagem original e quais mudanças foram feitas.

No vídeo, a Adobe demonstra o recurso a partir de uma selfie, em que o plano de fundo é modificado e a área do céu recebe melhorias com um recurso de inteligência artificial. A nova função do Photoshop permite anexar à nova imagem informações sobre o autor da edição, bem como os recursos e elementos utilizados.

Caso a imagem seja publicada no Behance, os usuários também terão acesso a esses detalhes, incluindo metadados das imagens originais. Eles ainda ficarão disponíveis em verify.contentauthenticity.org, página que oferecerá a opção de colocar fotos lado a lado e comparar as mudanças.

O novo recurso do Photoshop usa um padrão aberto que oferece uma camada segura para dados como nome do autor, localização e histórico de edição. Parte da Iniciativa de Autenticação de Conteúdo (CAI, na sigla em inglês), ele foi desenvolvido com a colaboração de empresas de tecnologia, como Twitter, Microsoft e Qualcomm, além de veículos, como New York Times e BBC.

Recurso do Photoshop depende da boa-fé

Segundo a Adobe, a iniciativa foi criada para “para enfrentar os desafios de deepfakes e outros conteúdos enganosamente manipulados”. O recurso do Photoshop, porém, não poderá verificar a autenticidade de todas as fotos. Isso porque ele não será obrigatório, restringindo a verificação para fotos em que usuários optam por oferecer as informações. Apesar disso, a empresa diz que o recurso também pode ajudar a proteger direitos autorais.

“Além de nos ajudar a entender em que confiar na internet, a atribuição importa por outro motivo crítico: fornecer crédito aos criadores por seu trabalho”, afirma a Adobe. “Quanto mais criadores distribuírem conteúdo com a atribuição adequada, mais os consumidores vão esperar e usar essas informações para fazer julgamentos, minimizando assim a influência de atores mal-intencionados e conteúdo enganoso”.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados