Oi tem planos concretos para vender internet fixa em São Paulo

Oi pretende usar estrutura existente em SP para comercializar banda larga Oi Fibra para residências

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Modem Huawei utilizado pela Oi Fibra. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Roteador da Oi Fibra fabricado pela Huawei. (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A Oi sempre se manteve longe do mercado de serviços fixos residenciais em São Paulo, mas isso deve mudar em breve. O vice-presidente de clientes da companhia, Bernardo Winick, afirmou que há planos concretos para a operadora fornecer a banda larga Oi Fibra no estado para o consumidor final.

A informação foi revelada numa coletiva de imprensa nesta terça-feira (20). Winick foi questionado se a Oi planeja oferecer internet para o usuário final em São Paulo e se a reestruturação da companhia permitiria isso. O executivo afirmou: “Há planos concretos sim. A venda não impede que a gente faça uma oferta de banda larga para os clientes residenciais ou empresariais em São Paulo. ”

Na ocasião, Winick não trouxe informações nem prazos de quando isso pode acontecer. A Oi atua em São Paulo apenas como operadora móvel e serviços corporativos. O executivo afirma que “nada impede que a gente utilize a infraestrutura existente para atender os clientes residenciais”. A empresa tem cerca de 18 mil acessos de dados no estado e 208,1 mil linhas de telefone fixo, e nunca avançou no segmento residencial nos locais onde a Vivo tem outorga de concessão.

Com a venda da operação móvel, a Oi sairia de vez do mercado de consumo paulista e a retomada com serviços fixos pode ser a solução para continuar no estado. Se colocar em vigor a transformação da sua malha em rede neutra, outras empresas parceiras poderiam usar a fibra da Oi.

Nos locais cobertos com fibra óptica, a Oi vende banda larga de 200 Mb/s por R$ 99,90 e 400 Mb/s por R$ 149,90. Além disso, a operadora comercializa TV por assinatura IPTV e telefone fixo com tecnologia VoIP.

Os desafios para Oi Fibra em São Paulo

Falando especificamente da capital paulista, a Oi enfrentaria uma grande concorrência: dados da Anatel mostram que a cidade conta com 3,5 milhões de acessos de banda larga. O serviço de internet fixa já está presente em 82 de cada 100 domicílios.

Ainda assim, a Oi poderia se dar muito bem ao apostar nas áreas que não são atendidas com fibra óptica e municípios do interior. A capital paulista soma mais de 700 mil acessos conectados via cabos metálicos, e a tecnologia FTTH traz vantagens competitivas quando ao cabo coaxial, presente em 1,6 milhões de lares da cidade.

Sua principal concorrente seria a Vivo, que também atua com banda larga com fibra óptica e possui 925 mil clientes. A Oi também teria os pequenos provedores como adversários, especialmente fora da capital paulista.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados