Bug no iOS 14 reverte navegador padrão do iPhone para Safari

iOS 14 permite escolher Google Chrome, Gmail e Microsoft Outlook como apps padrão; bug reverte para Safari e Mail no iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Safari no iOS (Imagem: Brett Jordan/Flickr)
Safari no iOS (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

E lá vamos nós de novo: iPhones com iOS 14.1 instalado têm um bug que configura o Safari como navegador padrão, e o Mail como cliente de e-mail, mesmo que você tenha escolhido outro app como o Google Chrome, Firefox, Gmail ou Microsoft Outlook. O problema acontece a cada vez que o aplicativo é atualizado.

Por exemplo, se você define o Chrome como padrão e o Google libera uma atualização, o iOS volta a definir o Safari como navegador prioritário. Você pode configurá-lo novamente como padrão, o que vai durar até o próximo update do aplicativo — pelo menos até a Apple corrigir esse bug.

Felizmente, parece que esse problema será resolvido em breve: segundo o MacRumors, o iOS 14.2 não apresenta esse comportamento. Por enquanto, essa versão está em teste beta, e pode chegar até o final do mês.

https://twitter.com/DCOneFourSeven/status/1318878038113816577

Talvez você lembre que o iOS 14 tinha uma falha semelhante: toda vez que o iPhone era reiniciado, o sistema reconfigurava Safari e Mail como padrões. Isso foi corrigido com o iOS 14.0.1.

Apple não deixava escolher navegador padrão do iPhone

Em versões anteriores, não era possível trocar o browser e cliente de e-mail padrão no iPhone, iPad e iPod Touch. Trata-se de um recurso relativamente simples — o Android oferece isso desde sempre — mas ainda é algo novo para a Apple.

A empresa é alvo de uma investigação antitruste nos EUA desde o ano passado: na época, ela disse que não permitia escolher o navegador padrão no iOS porque “o Safari é um dos aplicativos que a Apple acredita definir a experiência central do usuário”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados