Cyberpunk 2077 usa IA para sincronia labial em 10 idiomas

Sincronia labial de Cyberpunk 2077 em vários idiomas será feita por meio de inteligência artificial capaz de captar fonemas

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos
Demostração de sincronia labial de Cyberpunk 2077 é feita (Imagem: Siggraphc 2020)
Demostração de sincronia labial de Cyberpunk 2077 é feita (Imagem: Siggraphc 2020)

Cyberpunk 2077 terá uma alta dose de realismo, quando for lançado, em 19 de novembro. Durante a apresentação online Siggraph 2020, focado em tecnologia e computação gráfica, a produtora CD Projekt RED revelou que o game contará com sincronia labial em tempo real para 10 idiomas, incluindo português, graças a uma inteligência artificial.

A apresentação, publicada no YouTube e com participação de Mateusz Poplawski, diretor de personagens de Cyberpunk 2077. Ele explica que a inclusão de sincronia labial realista para tantos idiomas foi possível graças ao implemento de um conjunto de ferramentas de animação chamado Jali.

Com o Jali, os produtores utilizaram centenas de frases gravadas em diversos idiomas, para treinar a inteligência artificial de acordo com os fonemas que saíam a cada palavra. Assim foi feita a sincronia com o movimento da boca do personagem, para se movimentar de acordo com o fonema.

A explicação também foi feita por Chris Landreth, que demonstrou, em tempo real, como o modelo 3D se comportava de acordo com a frase ouvida, movendo-se aos poucos e se adaptando com o tempo.

O resultado, além de outros detalhes extremamente técnicos, pode ser visto no vídeo abaixo, a partir do minuto 13, em inglês e sem legendas:

Cyberpunk 2077 em quais idiomas?

Assim, Cyberpunk 2077 terá sincronia labial para os seguintes idiomas:

  • Inglês
  • Francês
  • Alemão
  • Japonês
  • Português brasileiro
  • Polonês
  • Russo
  • Mandarim
  • Italiano
  • Espanhol

Além disso, o jogo também terá dublagem em árabe, o único idioma que não contará com sincronia labial exata.

Cyberpunk 2077 será lançado no PS4, Xbox One e PC (Windows), com versões posteriores para Xbox Series X/S e PS5.

Com informações: Twisted Voxel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados