Instagram e Facebook têm novo comitê para analisar posts removidos

Usuários poderão recorrer a uma equipe de especialistas independentes ao ter conteúdo removido das redes sociais

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
app facebook icone iphone ios tecnoblog
Facebook e Instagram no celular (Imagem: Tecnoblog)

O Facebook anunciou que a partir desta quinta-feira (22), todo conteúdo removido da rede social de mesmo nome ou do Instagram será passível de apelação junto ao Comitê de Supervisão, um conselho global com especialistas que atuam de forma independente à empresa.

De acordo com o comunicado, o conselho será o responsável por decidir quais casos irá analisar dentre os submetidos por usuários ou pelo próprio Facebook. Além disso, nos próximos meses, os usuários também poderão fazer apelos em relação a publicações que eles acreditam que não deviam estar nas redes.

Treinamento e segurança do comitê

Os primeiros 20 membros do Comitê de Supervisão foram anunciados em maio deste ano – desde então, os especialistas passaram por um processo intensivo de orientação e treinamento.

De acordo com o Facebook, a empresa criou uma ferramenta de gerenciamento que permite aos membros do comitê selecionar, apurar e decidir sobre casos de forma segura e privada.

Como fazer um apelo ao conselho?

Para que seu caso chegue ao comitê, é necessário que todas as possibilidades de recursos junto ao Facebook sejam esgotadas. Isto é, se o seu conteúdo for removido, você deverá recorrer primeiro à empresa para tentar reaver a sua disponibilidade.

Quando as possibilidades se esgotam, o Facebook é responsável por enviar uma ID de referência do Comitê de Supervisão por meio da sua caixa de entrada de suporte (ou na área de suporte do Instagram). Apenas com esse código será possível fazer o apelo ao comitê por meio do site oversightboard.com/appeals-process/.

No momento de submissão de análise para um conteúdo, os usuários poderão explicar detalhadamente o motivo da contestação, fornecendo mais informações sobre o caso para tentar reverter o processo de decisão do Facebook. O processo de revisão e análise pode levar até 90 dias.

Com informações: Facebook e Comitê de Supervisão

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados