Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” tem Gnome aprimorado e kernel 5.8

Distribuição Ubuntu 20.10 traz ainda login por impressão digital, suporte ao Raspberry Pi 4 e compartilhamento de Wi-Fi

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla (imagem: Canonical)
Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla (imagem: Canonical)

Outubro é mês de Ubuntu novo. Não foi desta vez que a tradição foi quebrada: o Ubuntu 20.10, codinome Groovy Gorilla, foi lançado oficialmente pela Canonical nesta quinta-feira (22). Ao contrário das versões anteriores, a nova versão da distribuição Linux não traz grandes novidades. O foco aqui está em melhorar a experiência do usuário com o que já é oferecido.

Certamente, o principal atrativo da nova versão é o Gnome 3.38. Esse é um dos ambientes de desktop mais populares do universo Linux e, em sua versão mais recente, aprimora os recursos de personalização. Agora, o usuário pode reorganizar os ícones mais facilmente (é possível deixá-los em qualquer posição) e redimensionar a grade de aplicativos para adaptá-la a diferentes tamanhos de tela, por exemplo.

Graças ao Gnome 3.38, o usuário também pode contar com ferramentas de controle parental mais avançadas. Agora, é possível definir rapidamente quais softwares seus filhos podem usar.

Além disso, a nova implementação do Gnome permite ao usuário compartilhar facilmente a sua conexão Wi-Fi com um smartphone ou tablet via QR Code. Basta ler o código com o aparelho para ter acesso à rede sem necessidade de informar senha.

Outra novidade do Ubuntu 20.10 é o suporte a login por impressão digital. Parece um detalhe pouco relevante, mas, embora esse recurso apareça em cada vez mais laptops para uso corporativo, o seu suporte no ecossistema do Linux ainda não é amplo.

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla (imagem: OMG! Ubuntu!)

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla (imagem: OMG! Ubuntu!)

Entre os demais atributos estão suporte nativo ao Raspberry Pi 4 (nas versões com 4 GB e 8 GB de RAM), pacote de escritório LibreOffice 7.0, Firefox 81, cliente de e-mail Thunderbird 78 (versão que traz criptografia PGP e sincronização com agenda) e kernel Linux 5.8 (versão que, entre outros recursos, traz suporte ao USB4 e aos gráficos dos chips Intel Ice Lake e Tiger Lake).

É importante destacar que, ao contrário do Ubuntu 20.04, o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla é uma versão “short term support”, isto é, não traz suporte prolongado (LTS). A próxima versão a contar com essa característica será o Ubuntu 22.04, a ser lançado em 2022. Na versão recém-lançada, o suporte vai até julho de 2021.

A página oficial de download deverá ser atualizada no decorrer do dia para disponibilizar o Ubuntu 20.10, mas já é possível baixar as imagens da distribuição aqui.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados