Google se distancia de comentários feitos por executivo do Stadia
Alex Hutchinson, executivo do Stadia, disse que streamers devem pagar por jogos que transmitem; Google comentou a respeito
As declarações sobre streamers de games feitas por Alex Hutchinson, que trabalha como diretor criativo no Google Stadia, não pegaram bem e geraram respostas pela rede. Em declarações diretas e indiretas, o Google tentou se distanciar da polêmica e da opinião do executivo.
- Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos
- Apple quer taxa de 30% sobre Google Stadia e Microsoft xCloud
Declarações de Alex Hutchinson não pegaram bem para o Stadia (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)
Na tarde da última quinta (22), Alex Hutchinson publicou em seu Twitter que “streamers de jogos deveriam pagar licenças” sobre os games que usam para transmitir aos seus fãs. A ocasião acendeu um enorme debate na rede, onde vários influenciadores e criadores de conteúdo discordaram.
Um dos posicionamentos veio de Ryan Wyatt, diretor para jogos, comércio e experiências imersivas no YouTube, que também é parte do Google. Ele disse o seguinte:
“Acreditamos que empresas e criadores têm uma relação simbiótica incrível, que nos permitiu criar um ecossistema próspero. Um que beneficia a todos! YouTube está focado em criar valor para criadores, empresas e usuários. Todo mundo cresce quando trabalhamos juntos”.
Além disso, o site 9to5Google publicou ainda uma nota oficial do próprio Google a respeito da situação:
“Os recentes tweets de Alex Hutchinson, diretor criativo no estúdio de Montreal para jogos e entretenimento do Stadia, não refletem as opiniões do Stadia, YouTube ou Google”.
Um outro detalhe é que, após a polêmica, Hutchinson incluiu em sua descrição do Twitter a frase “Todas as opiniões são minhas”. Já nesta sexta (23), a bio foi alterada de “diretor criativo no Google Stadia” para “diretor criativo no SG&E Montreal Studio”. Ou seja, o caldo verdadeiramente esquentou.
Google Stadia x Streamers
A situação deixa claro que a opinião de Hutchinson não é replicada, ao menos a nível público, pelo próprio Stadia. Lembrando que a plataforma funciona como um streaming de jogos para todos os usuários, mas possui ferramentas específicas voltadas para streamers, que facilitam a interação com o público.
Por ora o Google Stadia não está disponível no Brasil.
Com informações: 9to5Google.