iMac com novo processador Apple A14T deve ser lançado em 2021

Novo iMac deve trazer processador A14T baseado em tecnologia ARM e GPU da própria Apple

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iMac (imagem: divulgação/Apple)
iMac (imagem: divulgação/Apple)

A Apple deve anunciar os primeiros Macs com processador ARM em 17 de novembro. Enquanto isso, rumores sobre o lançamento de modelos específicos seguem surgindo. O mais recente indica que o primeiro iMac com processador Apple Silicon A14T vai chegar ao mercado no primeiro semestre de 2021.

É o que aponta o jornal The China Times. O veículo reforça que, além do processador com tecnologia ARM, o novo iMac contará com uma GPU própria da Apple. O chip gráfico, de codinome Lifuka, deve contar com processo de fabricação de 5 nanômetros da TSMC. Só não está claro ainda qual será a sua capacidade gráfica.

O processador também merece destaque. O primeiro membro da família Apple Silicon é o A14X (codinome Tonga), chip também baseado em tecnologia de 5 nanômetros da TSMC. Ele já está em produção. Porém, em princípio, esse é um modelo direcionado aos MacBooks.

Sob o codinome Mt. Jade, o Apple A14T vai ser uma versão dos novos processadores voltada a desktops, se os rumores estiverem certos. Isso explica o seu iminente lançamento com um iMac.

Novamente, a tecnologia de 5 nanômetros aparece aqui. Ainda não há informações sobre quais serão as diferenças entre o A14T e o A14X, mas é provável que este último tenha especificações que otimizem o consumo de energia para poupar bateria.

Estes seriam só os primeiros passos. Os rumores também sugerem que a Apple já está trabalhando na geração seguinte de seus chips, a série A15. Ela deverá ser apresentada com o iPhone 13, mas também servirá de base para os Macs a serem anunciados no final de 2021 ou início de 2022.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados