JavaScript e Python lideram lista das linguagens mais populares

Levantamento mostra JavaScript como linguagem de programação mais popular, mas Python e Java também se destacam

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Livro sobre Python (imagem: Mike McCune/Flickr)
Livro sobre Python (imagem: Mike McCune/Flickr)

Uma pesquisa publicada pela SlashData revela quais são as linguagens de programação mais populares da atualidade em escala global. O JavaScript lidera com folga graças à ampla diversidade de aplicações web. Mas Python e Java têm participação expressiva e, com efeito, aparecem nas posições seguintes.

Chamado de State of the Developer Nation (PDF), o estudo teve como base o terceiro trimestre de 2020. Para descobrir quais são as linguagens mais populares e encontrar respostas para várias outras questões envolvendo desenvolvimento, a SlashData entrevistou mais de 17 mil desenvolvedores de 159 países.

O JavaScript aparece na liderança com um número estimado de 12,4 milhões de desenvolvedores no mundo todo. Também estima-se que, no período de 2017 para cá, 5 milhões de programadores passaram a trabalhar com a linguagem. O JavaScript encontra espaço principalmente em aplicações web ou nas nuvens.

Na segunda posição, com 9 milhões de desenvolvedores, está o Python. Graças à demanda crescente por aplicações de internet das coisas, aprendizagem de máquina e ciência de dados, a linguagem ganhou 2,2 milhões de adeptos somente em 2019.

Outra prova de que o Python vive um boom no mercado está no fato de a linguagem ter superado o Java no ranking durante o início de 2020. Mas isso não quer dizer que esta última linguagem está com os dias contados. Pelo contrário: o Java aparece na terceira posição do levantamento com adesão de 8,2 milhões de desenvolvedores.

De acordo com a SlashData, a comunidade Java registrou 1,6 milhão de novos desenvolvedores desde 2017, embora não tenha crescido de maneira significativa nos últimos seis meses. Hoje, a linguagem é direcionada principalmente a aplicações para nuvens e mobilidade.

As linguagens C/C++ (6,3 milhões) e PHP (6,1 milhões) completam o “top 5”. A lista das linguagens mais populares é esta:

Linguagem Base de desenvolvedores (em milhões)
JavaScript 12,4
Python 9
Java 8,2
C/C++ 6,3
PHP 6,1
C# 6
Visual development tools 2,8
Swift 2,4
Kotlin 2,3
Go 1,5
Ruby 1,5
Objective C 1,4
Rust 0,8
Lua 0,8

A tendência é a de que o JavaScript continue isolado na liderança do ranking nos próximos meses, mas não vai ser surpresa se o Python diminuir a diferença em relação ao primeiro colocado, afinal, aplicações baseadas em aprendizagem de máquina e ciência de dados continuam crescendo.

Como já dito, esses são os segmentos em que o Python é mais usado. Não é por acaso que, nas estimativas da SlashData, 77% dos desenvolvedores focados nessas categorias sejam adeptos da linguagem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados