MagSafe só faz recarga de 15 W com novo carregador da Apple

Teste com vários carregadores mostrou que MagSafe só alcança 15 W na recarga do iPhone 12 com adaptador de 20 W da Apple

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carregador MagSafe no iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)
MagSafe no iPhone 12 (imagem: Apple)

Junto ao anúncio da linha iPhone 12, a Apple revelou o carregador MagSafe. O dispositivo é capaz de trabalhar com até 15 W no carregamento, taxa interessante para um carregador sem fio. O problema é que, para todo esse potencial ser atingido, é preciso recorrer ao adaptador de 20 W que é vendido à parte pela companhia.

A “ressurreição” do MagSafe no iPhone 12 é uma ideia bastante interessante. Com a tecnologia, basta ao usuário posicionar o aparelho sobre o carregador sem fio para fazer a recarga de bateria, deixando a porta Lightning do dispositivo livre para outros fins. O mecanismo magnético garante que o celular fique devidamente posicionado durante o procedimento.

Por conta disso, muitos consumidores decidiram comprar o carregador MagSafe sem demora. Nos Estados Unidos, o dispositivo custa US$ 39. Não é necessariamente um valor baixo. É por isso que a descoberta de que o acessório não é acompanhado de adaptador de tomada causa espanto (ou revolta?).

Para quem estiver disposto a desembolsar mais US$ 19, a Apple vende um adaptador USB-C de 20 W que funciona perfeitamente com o carregador MagSafe. Mas, e se o usuário quiser aproveitar um adaptador que ele já tem, o desempenho será o mesmo? O youtuber Aaron Zollo tratou de descobrir.

Em seu vídeo, Zollo testou vários adaptadores originais e de terceiros usando um iPhone 12 Pro. Ele constatou que o carregador MagSafe só trabalha com os 15 W prometidos pela Apple se o dispositivo for usado em conjunto com o carregador de 20 W da empresa.

Eis os resultados obtidos com cada adaptador testado:

  • Carregador de 20 W da Apple: 15 W
  • Carregador de 18 W da Apple: 13 W
  • Carregador de 96 W da Apple para MacBook: 10 W
  • Carregador Anker de 30 W: de 7,5 W a 10 W
  • Carregador Aukey de 65 W: de 8 W a 9 W
  • Carregador do Pixel 4 / 5: de 7,5 W a 9 W
  • Carregador do Galaxy Note 20 Ultra: de 6 W a 7 W

Os resultados sugerem que, se fabricantes de acessórios quiserem vender adaptadores voltados para o MagSafe, deverão seguir com precisão as especificações técnicas que a Apple estabeleceu para o dispositivo alcançar os 15 W.

Zollo também chama atenção para a constatação de que a Apple implementou um mecanismo de controle de temperatura bastante atuante: se o iPhone esquentar, o procedimento de recarga pode ficar abaixo dos 10 W. Convém deixar o aparelho sem capinha para facilitar a dissipação de calor e evitar o problema.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados