Spotify planeja aumentar preço da assinatura em alguns países, diz CEO

Investimento em conteúdo original é uma das justificativas para o aumento em mercados selecionados

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo Spotify Premium
Spotify Premium (Imagem: Divulgação/Spotify)

Os usuários do Spotify podem ir preparando o bolso: um aumento na assinatura do serviço de streaming pode acontecer em breve. De acordo com o CEO Daniel Ek, o Spotify ultrapassou 300 milhões de usuários ativos, mas registrou prejuízo de 101 milhões de euros no último trimestre. Nesse cenário, subir o preço da assinatura pode ser uma tentativa de recuperação em receita.

Investimento em conteúdo exclusivo tem seu preço

O Spotify vem investindo cada vez mais em conteúdo, especialmente em podcasts – somente no último trimestre, foram 58 programas originais exclusivos oferecidos em 16 mercados. Em troca, a empresa pretende obter o reconhecimento do maior valor gerado para o usuário – o que também tem seu preço, é claro.

Desde o último ano, o Spotify vem testando o aumento de preços em mercados selecionados. No início de outubro, os Plano Família ficou mais caro em mais países, incluindo Bélgica, Suíça, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

No Brasil, o plano individual custa R$ 16,90 por mês, enquanto a opção familiar custa R$ 26,90, ambos desde novembro de 2016.

“Embora ainda seja cedo, os resultados iniciais indicam que em mercados onde testamos o aumento de preços, nossos usuários acreditam que o Spotify continua sendo um valor excepcional e eles mostraram disposição de pagar mais por nosso serviço. […] Como resultado, você vai nos ver expandir ainda mais os aumentos de preços, especialmente em lugares onde estamos bem posicionados contra a concorrência e nosso valor por hora é alto”

Daniel Ek, CEO do Spotify

Quando os preços irão subir?

Apesar da certeza de aumento em um futuro próximo, o CEO do Spotify não entrou em detalhes sobre o quão mais caro deve ficar o serviço e em quais países o aumento deve acontecer. O que resta é esperar até um anúncio oficial, que pode demorar mais algumas semanas – a empresa ainda estuda como aplicar o reajuste em meio à crise provocada pela COVID-19.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados