YouTube Music enfim permite ocultar músicas curtidas no YouTube

O novo ajuste dentro do YouTube Music pode esvaziar a playlist "Gostei", mas a atitude consegue ser revertida sem dificuldades

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Music e Google Play Música no Android. (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
YouTube Music e Google Play Música no Android. (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O YouTube Music começou a disponibilizar um filtro capaz de remover sugestões de músicas que o usuário curtiu no serviço de streaming de vídeos. A ferramenta separa mais claramente o que é conteúdo sugerido a partir de curtida em música, do que vem do like em um vídeo que também é considerado como música.

YouTube Music e Google Play Música no Android. (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)Um dos pontos positivos mais marcantes do YouTube Music é sua integração com conteúdo que está dentro do YouTube, na parte de vídeos mesmo. Se o site o considera uma canção, a reprodução também pode acontecer no app voltado para streaming de música. A ligação funciona até mesmo na construção de uma playlist chamada “Gostei” e que fica no YouTube Music.

Ela é preenchida com músicas que o usuário clicou no botão de “gostei”, em qualquer plataforma onde o YouTube tem um aplicativo e isso inclui a versão web, no computador. A novidade é que a partir de agora a playlist “Gostei” pode deixar de receber músicas de vídeos curtidos.

Ajuste no YouTube Music filtra curtidas em vídeos (Imagem: reprodução/YouTube Music)

Ajuste no YouTube Music filtra curtidas em vídeos (Imagem: reprodução/YouTube Music)

Este ajuste vem configurado por padrão para continuar inserindo músicas na playlist, mas basta tocar ou clicar no seu rosto (fica no canto superior direito) e depois em “Configurações”. Agora toque em “Reprodução e restrições” ou “Geral”, dependendo de onde você está acessando o YouTube Music, e desabilite a opção “Mostrar suas músicas marcadas com “Gostei” do YouTube”.

Músicas no YouTube Music somem, mas podem voltar

A mudança dentro da playlist é automática e retroativa, isso significa que todas as canções adicionadas a partir de curtidas de fora do YouTube Music serão removidas. No meu caso a lista continha 416 músicas, mas ficou com apenas uma canção depois de mudar este ajuste. É possível voltar atrás e recuperar toda a playlist, se você ativar a ferramenta novamente.

Antes (esquerda) e depois (direita) do ajuste no YouTube Music (Imagem: reprodução/YouTube Music)

Antes (esquerda) e depois (direita) do ajuste no YouTube Music (Imagem: reprodução/YouTube Music)

Mesmo com as curtidas em vídeos considerados como música dentro do YouTube não preenchendo a playlist, as canções ou clipes que o usuário clica em “gostei” no YouTube Music continuam afetando as sugestões no sentido oposto.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados