TIM lança 5G DSS para internet fixa em piloto com 300 clientes

TIM ativa 5G DSS para piloto em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG); tecnologia será usada para banda larga fixa

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Site da TIM sobre 5G (Imagem: Reprodução/Site TIM)

Site da TIM sobre 5G (Imagem: Reprodução/Site TIM)

A TIM iniciou seu piloto com 5G no Brasil. A operadora instalou a rede de quinta geração com espectro do 4G para o serviço banda larga fixa, no formato FWA (fixed wireless access). Serão seis meses de testes com cerca de 300 clientes em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG). Os usuários receberão os equipamentos em casa sem custo adicional.

Para possibilitar o acesso 5G a TIM utiliza a tecnologia DSS, que permite compartilhamento dinâmico do espectro alocado na rede 4G. É o mesmo modelo utilizado por Claro e Vivo, que contam com 5G DSS desde julho de 2020 em bairros de algumas cidades, mas diferente do 5G da Oi, que tem frequência dedicada e cobertura em 80% da cidade de Brasília.

TIM diz que 5G permitirá expansão de banda larga

O piloto se inicia pouco após o CEO da TIM, Pietro Labriola, afirmar que o “5G de verdade” chega somente com as novas frequências. A operadora afirma que “disponibiliza aos clientes uma amostra do que só será possível a partir de 2021”, após o leilão da Anatel, e que a quinta geração permitirá a expansão dos serviços de banda larga para regiões onde ela não atua.

O Tecnoblog perguntou à TIM quais as frequências que foram adotadas para o 5G DSS e qual a velocidade média do serviço, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria. A empresa já atua como operadora de internet fixa com FWA usando sua rede 4G, com velocidade nominal de 5 Mb/s e franquia de dados de até 80 GB.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados