Huawei planeja construir fábrica de chips para não depender dos EUA

Possível fábrica de chips da Huawei será construída em Xangai e administrada pelo Shanghai IC R&D Center, diz jornal

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)
Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

No centro da guerra comercial entre Estados Unidos e China, agora especialmente devido à tecnologia 5G, a Huawei vem buscando outros caminhos para depender cada vez menos da maior potência do mundo. No sábado (31), o jornal Financial Times informou que a gigante chinesa de tecnologia planeja construir uma fábrica de chips, o que também beneficiaria a própria China.

Huawei pode produzir chips em Xangai

De acordo com o jornal, a unidade fabril ficará em Xangai e será administrada pelo Shanghai IC R&D Center (ICRD) — uma companhia de pesquisa de semicondutores que tem o apoio do governo municipal de Xangai.

O local não usará tecnologia americana, é claro, e, segundo especialistas, o plano pode dar fôlego à empresa no futuro. Além disso, esse possível anúncio poderá ajudar a própria China a deixar de usar chips de empresas estrangeiras. Porém, vale lembrar que a Huawei não tem experiência na produção de chips.

Prédio da Huawei (Imagem: Open Grid Scheduler/Flickr)

Prédio da Huawei (Imagem: Open Grid Scheduler/Flickr)

Para iniciar, a empresa deve fabricar chips de 45 nm de baixo custo. Até o final de 2021, eles pretendem produzir chips de 28 nm focados em smart TVs e outros dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Apostando forte na tecnologia 5G, inclusive com o Brasil no radar, até dezembro de 2022, a Huawei deve fabricar chips de 20 nm para equipamentos de telecomunicações das redes móveis de quinta geração.

“Se tiver sucesso, pode se tornar uma ponte para um futuro sustentável para seu negócio de infraestrutura”, analisou um executivo da indústria de semicondutores em entrevista ao Financial Times. “Eles possivelmente podem fazer isso, em talvez dois anos”, disse Mark Li, outra executiva do setor.

As primeiras informações da possível fábrica surgiram no mês passado pelo jornal chinês Caixin. Tanto a Huawei como o Shanghai IC R&D Center (ICRD) não quiseram dar detalhes do negócio, tampouco confirmaram a parceria para a fábrica. “Isto é bastante sensível”, diz um porta-voz do ICRD.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados