WhatsApp confirma recurso de mensagens temporárias que somem após sete dias

O WhatsApp confirmou mais detalhes das mensagens temporárias no mensageiro; saiba como funciona

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo WhatApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Aplicativo WhatApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

O WhatsApp vem testando o recurso de mensagens temporárias há um bom tempo. Em março deste ano, o WABetaInfo notou que o mensageiro estava realizando testes nas versões 2.20.83 e 2.20.84 do Android (beta). Mais recentemente, o próprio WhatsApp compartilhou mais detalhes da funcionalidade, mas, até o momento, não informou a data de disponibilidade.

Em sua página de FAQ, o WhatsApp detalha que, ao ativar o recurso, as mensagens expiram dentro de sete dias. Vale lembrar que, em testes passados, o WABetaInfo flagrou outras opções disponíveis, como um dia e um mês. Em chats privados, ambos os usuários poderão ativar e desativar as mensagens temporárias, mas em grupos apenas os administradores podem controlar.

Outras informações úteis foram confirmadas: o texto e mídias podem expirar mesmo se você não abrir o WhatsApp durante uma semana. Ainda assim, ela pode ser exibida na barra de notificações do smartphone até o usuário abrir o aplicativo. Um recado expirante pode ser encaminhado normalmente para outro contato, no entanto, ele não será excluído no celular do destinatário.

Whatsapp Web (Imagem: Moran/Unsplash)

Whatsapp Web (Imagem: Moran/Unsplash)

Quando responder diretamente, a mensagem temporária some, mas a sua resposta permanece visível mesmo após os sete dias.

Para usuários que fazem backup recorrente do WhatsApp, eis um ponto importante: caso você faça backup antes das mensagens autodestrutivas sumirem, elas poderão ser salvas acompanhadas dos outros arquivos. “Contudo, a mensagem temporária será apagada quando o usuário restaurar o backup”, ressalta a empresa.

Se optar por ativar essa funcionalidade, o WhatsApp alerta para a segurança, tendo em vista que o destinatário pode tirar print, salvar e encaminhar os textos e mídias. “Use somente com pessoas nas quais você confia”, alerta. A novidade estará disponível para Android, iPhone (iOS), KaiOS e WhatsApp Web. “Mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação das mensagens temporárias não serão afetadas”, finaliza.

Com informações: Neowin e WhatsApp.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados