Google anuncia que app do Keep para Chrome será encerrado

O fim do Google Keep acontece antes de outros apps para Chrome e pode ser especialmente frustrante para usuários do Chrome OS

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como usar Google Keepp / Diego Melo / Reprodução

O Google encerrará mais cedo o suporte para aplicativo do Keep que roda no Chrome do Windows, Linux, Mac e Chromebooks. O fim da vida, marcado para fevereiro de 2021, elimina algumas funções importantes do programa como o uso offline e também a possibilidade de fazer anotações na tela bloqueada do Chrome OS.

Os aplicativos do Chrome funcionam como apps dedicados para serviços e que parecem rodar fora do próprio navegador. Eles podem ser do Google ou então de terceiros e são distribuídos pela Chrome Web Store.

O fim do suporte do Google Keep em app para o Chrome não é bem novidade, ele vem sendo anunciado desde 2016. Na época a promessa era de dar fim aos aplicativos “externos” do Chrome em 2018, depois isso passou para este ano e então para junho de 2021. Agora o gigante das buscas afirma que o Keep morre antes, em fevereiro do ano que vem.

O aplicativo do Google Keep para o navegador Chrome em computadores permite o acesso mais rápido ao serviço de anotações, que pode ser feito até mesmo sem conexão com a internet. No Chrome OS, sistema operacional para os Chromebooks, o app pode ser acessado até mesmo da tela bloqueada do portátil.

App do Google Keep morre, mas a extensão continua viva

Extensão do Google Keep para Chrome (Imagem: reprodução/Chrome)

Extensão do Google Keep para Chrome (Imagem: reprodução/Chrome)

Se você é usuário do app para o Keep no Chrome e quer continuar acessando o serviço de forma mais rápida, basta abrir o mesmo ícone no launcher. O gigante das buscas diz que este acesso será transformado em um atalho e continuará funcionando dentro da web. O mesmo vale para a extensão do Chrome, que segue disponível na Chrome Web Store.

Já nos dispositivos móveis, nada muda. Tanto no Android como no iPhone, iPad ou iPod Touch os aplicativos também seguem funcionando normalmente. No Chrome OS, se seu Chromebook roda apps Android, é possível trocar o aplicativo do Chrome pela versão do Android – que tem até o acesso offline garantido.

Menos Keep, só que temos ícone novo

Falando em novo recurso e não apenas em fim da vida, o Google também anunciou novo ícone para o Keep. Ele segue a remodelagem que vem acontecendo em diversos serviços da empresa, mas não é todo colorido como no Gmail ou Agenda. Por aqui o ícone continua apenas amarelo mesmo.

Ufa!

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados