Início / Notícias / Finanças /

Pix já permite receber dinheiro via transferência em fase restrita do BC

Clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências via Pix em fase restrita, mas só alguns podem enviar dinheiro

Felipe Ventura

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Pix começou a funcionar: a partir desta terça-feira (3), todos os clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências através deste novo método, mesmo se não tiverem chave cadastrada. No entanto, só algumas pessoas podem enviar dinheiro dessa forma: trata-se de uma fase restrita do Banco Central para que as instituições financeiras implementem o sistema aos poucos.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

É possível receber dinheiro via Pix na conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. No entanto, somente os clientes selecionados por bancos e fintechs poderão fazer transferências nesta fase inicial; eles devem ser avisados através do app.

“As instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade”, disse Carlos Eduardo Brandt, do BC, na semana passada.

Vale notar que não é necessário ter uma chave Pix cadastrada: a transferência pode ser feita usando os números de agência e conta, assim como no TED e DOC. No entanto, a novidade facilita as transações: você precisa informar apenas um dado (número de celular, CPF ou e-mail) para enviar dinheiro.

Quando vai funcionar o Pix na fase restrita?

Entre os dias 3 e 15 de novembro, os horários do Pix serão diferenciados:

  • dias 5 e 12 de novembro (quintas-feiras): das 9h às 24h
  • dias 6 e 13 de novembro (sextas-feiras): das 0h às 22h
  • outros dias, incluindo finais de semana e feriados, durante a fase restrita: das 9h às 22h

O Pix só entra em plena operação no dia 16 de novembro: é quando será possível fazer e receber transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana. O dinheiro cai na conta em até dez segundos.

Você já consegue fazer um Pix? Como foi sua experiência?

Instruções para usar o Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Instruções para usar o Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)