PS5, Xbox Series X e S reservam até 200 GB do SSD para o sistema

PS5 e Xbox Series X e S possuem menos armazenamento do que o esperado, um pouco é reservado ao sistema e funções técnicas

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
PS5 e Xbox possuem menos armazenamento do que o esperado (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

PS5 e Xbox possuem menos armazenamento do que o esperado (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

PS5, Xbox Series X e S não permitem utilizar todo o espaço do armazenamento SSD para instalação de jogos. Uma boa parte de cada console é reservada a sistema e outros detalhes técnicos. Com as primeiras impressões dos novos consoles sendo publicadas no Brasil e no mundo, os fãs estão conhecendo mais detalhes a respeito.

Alguns fãs também conseguiram ter acesso antecipado aos consoles e publicam relatos na internet. No Reddit, um dos usuários menciona que o Xbox Series X reserva cerca de 20% do seu SSD para o sistema, deixando apenas 802 GB livres, do total informado de 1 TB.

É comum que discos de armazenamento, sejam SSD ou HDD, reservem algum espaço para o sistema de seus respectivos aparelhos, quando são comercializados já configurados. Isso também aconteceu com o PS3, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e com qualquer outro videogame recente.

Contudo, os aparelhos mais novos estão cada vez mais dependentes de jogos digitais, em especial o modelo sem leitor de discos do PS5 e o Xbox Series S – este foi, aliás, um dos pontos levantados na análise do Tecnoblog para o console da Microsoft.

O espaço de cada um

Resumidamente, o espaço disponível em cada aparelho é o seguinte:

  • De um total de 1 TB, Xbox Series X deixa apenas 802 GB para jogos
  • De um total de 512 GB, Xbox Series S deixa apenas 364 GB para jogos
  • De um total de 825 GB, PS5 (Digital e Físico) deixa apenas 667 GB para jogos

Vale lembrar que todos os consoles possuem suporte para armazenamento externo via USB, ao menos para guardar jogos baixados. Além disso, no caso do Xbox Series S e X, a Microsoft comercializa uma memória de expansão, também SSD, em caráter oficial.

Já o PS5 possui a possibilidade de adicionar um SSD maior, por meio de um slot abaixo de sua carcaça, mas a função ainda não está disponível e será lançada por meio de atualização do sistema no futuro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados