Microsoft explica restrição ao rodar apps de Android no Windows 10

A parceria entre Microsoft e a Samsung para apps Android no Windows 10 exige maior integração de celulares e o computador

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apps Android no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Apps Android no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Windows 10 vem evoluindo o app Seu Telefone para abrir cada vez mais aplicativos Android quase de forma nativa no PC. Infelizmente existe uma limitação que faz apenas alguns aparelhos da Samsung serem compatíveis e o motivo dela pode estar (finja surpresa) em uma parceria entre as duas empresas.

O programa Seu Telefone, disponível para Windows 10 via Microsoft Store, já utiliza algumas tecnologias para levar partes da experiência do smartphones para a tela do PC, faz algum tempo. Enquanto com um Android o usuário pode receber notificações, acessar e compartilhar fotos, responder SMS com o teclado do computador e até atender chamadas, no iPhone as opções são mais limitadas.

Com a parceria entre Samsung e Microsoft, que começou levando apps do Office para dentro de alguns Galaxy já na fábrica, a integração entre smartphone e computador cresceu. Em alguns aparelhos da marca coreana o usuário também pode clicar e arrastar arquivos para dentro do celular (e removê-los do smartphone da mesma forma), além de abrir apps em janelas dedicadas no Windows 10. A experiência torna o app Android quase nativo para o sistema operacional da Microsoft, ao menos na parte visual.

O problema é que desde o lançamento deste recurso, só celulares da Samsung podem fazer isso. Alguns boatos afirmam que a Microsoft precisa de acesso especial para o aparelho e só a Samsung abriu o caminho.

Parceria entre Microsoft e Samsung no Seu Telefone é forte

No final da semana passada, Vishnu Nath, funcionário da Microsoft desde junho de 2020 e atual diretor do programa que gerencia parcerias da Microsoft para smartphones e produtos Surface, comentou o motivo da exclusividade em sua conta no Twitter. “Este recurso específico requer um nível maior de integração do dispositivo com o sistema operacional e trabalhamos diretamente com a Samsung para tornar isso possível”, disse o executivo.

Este detalhe confirma o rumor e deixa claro que a parceria entre as duas empresa cresceu. Também dá pouca luz para outros celulares Android de outras fabricantes, que ficam com todos os recursos do app Seu Telefone, menos a abertura de apps no PC e o compartilhamento facilitado de arquivos.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados