Android terá API do Google para ultra wideband (UWB) em celulares

É pouco provável que a API de UWB criada pelo Google fique pronta neste momento; quem sabe para o Android 12 do ano que vem

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi demonstra Mi 10 com conexão UWB (Imagem: reprodução)
Xiaomi demonstra Mi 10 com conexão UWB (Imagem: reprodução)

O Google começou a preparar uma API para tratar de ultra wideband (UWB) em futuros smartphones e apps. A novidade pode padronizar a tecnologia já implementada em alguns aparelhos de marcas como Samsung e Xiaomi, entregando mais ferramentas para desenvolvedores criarem recursos compatíveis.

A Samsung já tem dois celulares capazes de trabalhar com o UWB: Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra. O ultra wideband é uma tecnologia que tira proveito de ondas eletromagnéticas para transferir arquivos com maior velocidade entre gadgets próximos, ou então para encontrar com precisão outros dispositivos – como demonstrou a Xiaomi recentemente.

Neste momento as ferramentas necessárias para a implementação da tecnologia estão nas mãos de fabricantes, especialmente com a Samsung que disponibiliza o único aplicativo compatível da plataforma: o SmartThings Find. O Google está desenvolvendo uma API para ajudar nesse caminho e a presença do gigante das buscas pode facilitar o trabalho dos desenvolvedores, que querem ter em seus apps alguma função de UWB e que funcione com o maior número possível de Androids.

API do Google para UWB pode demorar a chegar

Como a API ainda está sendo criada, é pouco provável que ela apareça tão logo para quem cria hardware e software, principalmente pela baixa quantidade de dispositivos compatíveis no mercado. Como o UWB é promissor e funciona até mesmo para encontrar um celular ou acessório perdido no meio das almofadas do sofá, mesmo sem usar a internet, é bem provável que este tipo de conexão apareça em mais gadgets só a partir do primeiro trimestre do ano que vem.

Até lá é melhor continuar com serviços de nuvem para compartilhamento de arquivos e o buscador de dispositivos do Android para saber onde foi parar seu celular ou tablet. O segundo exemplo pode ser feito ao digitar “onde está meu celular?” no Google, desde que o buscador esteja logado com a mesma conta do aparelho perdido.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados