Amazon Alexa adivinha quais skills você quer usar em comandos de voz

Assistente ganha novo sistema de aprendizado de máquina para prever quais ações você deverá pedir em seguida

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Amazon Echo Dot de 3ª geração (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Amazon Echo Dot com Alexa (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Alexa está prestes a ficar mais inteligente (ou irritante, a depender do ponto de vista) – com um novo sistema de aprendizado de máquina, a assistente da Amazon será capaz de prever quais skills você deverá pedir para usar após realizar uma interação inicial por comando de voz.

De acordo com a empresa, o objetivo é proporcionar interações tão naturais quanto as que temos com humanos. Desse modo, o software poderá inferir quais são os desejos latentes dos clientes – isto é, o que está implícito em uma primeira solicitação.

A Amazon deu alguns exemplos de como a tecnologia deverá funcionar. Por exemplo, ao perguntar à Alexa: “Quanto tempo leva para infundir o chá?”, a assistente poderia responder “Cinco minutos” e, em seguida, sugerir uma ação, como: “Você gostaria que eu definisse um cronômetro para cinco minutos?”.

Nem todos os contextos sugerem um objetivo latente

É claro que nem sempre é uma boa hora para sugerir uma próxima ação, e a Amazon parece entender esse ponto. Por isso, o processo por trás da nova capacidade da assistente é mais complexo do que parece. Ele envolve diversos aspectos relacionados ao contexto do diálogo e histórico de interações do usuário com a Alexa.

Amazon Echo Dot com relógio

Amazon Echo Dot com relógio (Imagem: Divulgação/Amazon)

A tecnologia deverá prever, por exemplo, se o usuário estava dando um novo comando ou apenas tentando reformular algo já solicitado à assistente. A ideia é que com o uso, o software fique ainda mais assertivo em suas sugestões de skills, e possa descartar recomendações que não fizerem sentido ou que não forem aproveitadas.

Se o software será inteligente o suficiente para evitar situações inconvenientes ou minimamente irritantes, só a prática e o tempo poderão dizer.

De acordo com a Amazon, não será necessário nenhum esforço adicional em desenvolvimento para habilitar skills compatíveis com o recurso. Além disso, em testes iniciais, a novidade teria aumentado o envolvimento dos usuários com skills de alguns desenvolvedores.

Inicialmente, a função chega aos Estados Unidos, em inglês. Ainda não há informações sobre quando a novidade estará disponível no Brasil.

Com informações: Amazon

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados