Hacker ensina no YouTube como invadir sistema da CGU

CGU é responsável pela defesa do patrimônio público e combate à corrupção; navegador acusa que site da VPN é "não seguro"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Controladoria Geral da União (Imagem: Divulgação/CGU)

Controladoria Geral da União (Imagem: Divulgação/CGU)

A CGU (Controladoria Geral da União) se descreve como “o órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção”. Por terem essas atribuições, eles deveriam melhorar a segurança de suas redes: um hacker publicou um tutorial no YouTube ensinando a fazer login na VPN — cujo site é marcado como “não seguro” — e acessar PCs dos funcionários.

O vídeo, ao qual o Tecnoblog teve acesso, já foi removido do YouTube por violação de diretrizes da comunidade. Ele continua circulando na web, mas não divulgaremos o link.

Há três momentos importantes no vídeo. No primeiro deles, o hacker roda um script na linguagem de programação Python dentro de um instância do Google Cloud, plataforma de computação na nuvem.

Com isso, ele consegue obter uma lista enorme com dezenas de logins e senhas para a VPN da CGU, usada para acesso remoto a seus sistemas — algo necessário para quem está trabalhando de casa devido à pandemia da COVID-19.

Invasão da CGU (Imagem: Reprodução)

Invasão da CGU (Imagem: Reprodução)

CGU usa site “não seguro” para VPN

No segundo momento, o hacker abre o site da VPN no navegador Brave e a barra de endereços exibe um aviso: “Não seguro”. A página usa um certificado SSL autoassinado pela própria CGU, levando o navegador a emitir um erro de autoridade inválida; ao acessar o mesmo link através do Google Chrome, surge a mensagem “Sua conexão não é particular”.

O terceiro momento é a invasão de fato: bastou usar um dos logins e senhas para entrar no portal interno. Lá, existe a opção de configurar o RDP (Remote Desktop Protocol), usado para fazer acesso remoto a um computador.

Invasão da CGU (Imagem: Reprodução)

Invasão da CGU (Imagem: Reprodução)

Vale notar que a VPN implementada pela CGU continua exibindo o erro “não seguro” até agora. A controladoria usa o FortiClient, da americana Fortinet, que oferece tutoriais em texto e em vídeo de como configurar o SSL para acesso de usuários remotos.

“Como medida imediata, a CGU adotou medidas preventivas pertinentes ao caso”, diz o órgão em nota ao Metrópoles. “Até o momento, não há indícios de comprometimento de serviços, sistemas e dados da Controladoria.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados