Apple, Google e LG entram em aliança pelo 6G, evolução do 5G

Aliança também conta com gigantes como Samsung, Microsoft e Facebook; América do Norte quer liderar tecnologia 6G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
6G
(Imagem: Huawei/Divulgação)

A gente mal tem 5G no Brasil, mas a indústria das telecomunicações continua na busca por avanços e já prepara o 6G. Apple, Google e LG entraram na Next G Alliance, um grupo que pretende liderar o desenvolvimento da sexta geração com dominância norte-americana.

Facebook, Nokia e Qualcomm participam da criação do 6G

Além de Apple, Google e LG, a Next G Alliance tem diversos membros como operadoras dos Estados Unidos (AT&T, Verizon, T-Mobile e US Cellular) e do Canadá (Bell e Telus), além empresas como Facebook, Samsung, Microsoft, Nokia, Qualcomm, Ericsson, Ciena, Telbyx, Interdigital e JMA Wireless.

O grupo quer estabelecer as prioridades do 6G e as próximas gerações de telefonia móvel com direcionamento e influências norte-americanas, mesmo com participantes de outros continentes – LG e Samsung são coreanas, enquanto a Nokia, por exemplo, é finlandesa (Não estamos falando aqui da HMD Global, que licencia a marca Nokia para seus celulares).

A briga pela dominância do 6G faz sentido: os Estados Unidos mantêm um conflito com a China por conta da presença da Huawei no mundo, e acusa a empresa de espionagem para o Partido Comunista Chinês, sem apresentar provas. Isso gerou uma série de restrições à fornecedora em diversos países no mundo. É possível que o Brasil estabeleça embargos para o 5G da Huawei, mas o assunto ainda não está 100% definido pelo governo.

A Coreia do Sul já planeja seus primeiros testes com 6G para 2026. A expectativa dos pesquisadores é que a rede móvel utilize frequências na casa dos terahertz, com potencial para velocidade de até 1 terabit por segundo que serão usados em cidades inteligentes, cirurgias remotas, hologramas e fábricas automatizadas.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados