Android TV é portada de forma não oficial para funcionar em PCs antigos

Este Android TV para PC não é oficial e exige pouco do hardware; ele precisa de um CPU dual-core de 1,2 GHz e 64 MB na GPU

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Controle remoto de uma Android TV (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Controle remoto de uma Android TV (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Um usuário do fórum do XDA-Developers conseguiu portar o Android TV para um computador antigo, transformando o PC em um media center. A solução não oficial faz o sistema operacional do Google para TVs ser instalado em um hardware x86 que pode ter processador Intel ou AMD.

Uma das melhores formas para dar sobrevida para um computador antigo é colocar seu hardware em um sistema de media center para a casa. O problema é que a interface deste tipo de uso não é das mais amigáveis quando você está com um Windows, Linux ou mesmo macOS rodando.

Um programador conseguiu resolver este dilema visual com uma solução já otimizada para mídia: o Android TV. A vantagem de ser um Android vai além da própria compatibilidade para rodar as músicas, filmes e vídeos menores, já que nesta versão portada do sistema o usuário pode rodar apps e jogos baixados pela Play Store.

A alteração necessária no Android TV para que ele funcione em um PC utiliza como base o projeto do próprio sistema operacional para processadores x86. Este port precisa de ao menos um processador dual-core de 1,2 GHz capaz de lidar com 64 bits do Android 9, junto de GPU com 64 MB só para ela.

Existem limitações neste Android TV em PC

O usuário responsável pelo desenvolvimento anota alguns recursos do próprio Android TV que não funcionam neste port. Dois deles são mais graves, sendo o primeiro na impossibilidade de rodar qualquer coisa no Chromecast embutido – por ausência de DRM. O segundo é a falta de suporte para serviços de streaming como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video, que não rodam em versões alteradas do Android. Netflix só é aberto dentro do navegador, não em seu app nativo.

Mesmo sendo uma instalação não oficial, a ROM criada já conta com a Play Store e alguns apps do próprio Android TV no pacote.

Não sei se vale tanto trabalho, já que um Plex da vida pode ajudar na hora de levar sua biblioteca de mídia para a TV da sala, enquanto um Chromecast, Roku Express ou Fire Stick faz o restante do trabalho com apps para serviços de streaming de forma nativa.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais sobre Android TV na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados